Jovens de Bento usam criatividade para dar vida a produtos inovadores feitos em casa

Empreender tem sido a aposta de muitos brasileiros nos últimos anos, principalmente durante o período de pandemia. A crise financeira e o home-office despertaram a necessidade e a vontade de iniciar um negócio próprio. Em Bento Gonçalves, jovens têm posto em prática a verdadeira essência do empreendedorismo: unir a criatividade com demandas específicas de determinados públicos para criar um produto totalmente inovador. Por meio da internet, bento-gonçalvenses têm dado vida a negócios que vão desde produção e venda de velas, cosméticos artesanais e lembrancinhas personalizadas, até comidas naturais para cães. 

Velas artesanais

Aos 24 anos, Caroline Zortéa decidiu aliar sua paixão por velas a uma nova forma de sustento. “Sempre gostei de utilizar velas no meu dia a dia como um estímulo de tranquilidade”, comenta. Passando mais tempo em casa por conta das aulas on-line, a jovem conta que o hábito ganhou mais força, a fim de auxiliar na sua concentração. “Acredito que o ambiente exerce grande influência sobre nós, manter um ambiente organizado e com estímulos tranquilizantes nos ajudam a focar a atenção no aqui e agora e a luz indireta das velas artesanais são calmantes e proporcionam um ambiente acolhedor”, explica. 


 

Mas encontrar velas de qualidade na região se tornou um grande desafio que a incentivou a iniciar uma produção própria. “Compartilhei a ideia com algumas pessoas e elas adoraram. Aos poucos fui produzindo mais e, quando vi, já tinha decidido empreender. Foi um processo natural”, revela. 

Foi estudando e pesquisando pela internet que a jovem adquiriu o conhecimento para produção das velas, que se diferem das demais pela utilização de ceras vegetais e pavio de algodão. “Pensei em utilizar materiais que fossem biodegradáveis e de alta qualidade. Além disso, estou trabalhando e estudando para produzir velas com insumos locais, a fim de valorizar a cultura local, e materiais reutilizáveis”, adianta. E os bons resultados surgiram de forma inesperada. Nos primeiros quatro dias de divulgação, o estoque de uma das velas feitas por Caroline já se esgotou. “Fico ainda mais animada em produzir sabendo que as pessoas estão gostando e que usam tanto para fins decorativos quanto para momentos de relaxamento e de autocuidado”, comemora. 


 

Cosméticos naturais e veganos

A bióloga marinha Cheiene Martka Brum, de 25 anos, aproveitou o isolamento da pandemia para confeccionar desodorantes artesanais. A iniciativa que tinha como objetivo presentear pessoas próximas, entretanto, se tornou o novo negócio da bento-gonçalvense. Em parceria com a terapeuta holística Nadine Tártari Ferraz, de 24 anos e também de Bento Gonçalves, ela começou a produzir e comercializar cosméticos naturais, tais como sabonetes naturais, creme hidratante, hidratante labial, tônico capilar, desodorante sólido, banho de sais, escalda pés, vaporização uterina, velas aromáticas e máscara de argila. “Fiz um curso de cosméticos naturais e um curso de saboaria natural e a Nadine trabalha com terapia integrativa, então a parte energética, como os sais e escalda pés, ela já tinha experiência e já comercializava e trabalhava com esses produtos”, explica Cheiene. 


 

Os produtos são naturais, veganos e artesanais e o processo se destaca por ser orgânico, “com produtos nobres e embalagens com o mínimo de plástico possível, além de serem biodegradáveis. Todos os insumos são regulamentados e aceitos como produtos naturais pelo selo ECOCERT”, revela a empreendedora. 


 

Lembranças e presentes personalizados

Grávida da pequena Antonella e afastada do trabalho devido à pandemia, a bento-gonçalvense Amanda Colussi Cenci também entrou para o time dos jovens empreendedores do município no ano passado. A ideia surgiu durante os preparativos do chá de fraldas de sua filha. “Fazendo  as lembrancinhas da maternidade, que foram bloquinhos de rascunho personalizados, que eu percebi que poderia ter uma renda extra e fazer o que eu gostava”, recorda. 


Foto: Deise Laura

Com o apoio do marido, David Martins, Amanda criou uma página nas redes sociais em maio do ano passado e começou a produzir lembrancinhas personalizadas. Com o aumento da demanda, a jovem percebeu que poderia ampliar a variedade de produtos. Atualmente, o Amanda Cenci Ateliê personalizado oferece lembrancinhas e presentes diversos, produzidos sob medida a partir de uma máquina de corte a laser. “Com ela podemos fazer cortes e gravações em diversos materiais como: MDF, taças de vidro, pano, couro, acrílico, espelho, vidro, vidro acrílico, plástico, borracha, telhas, madeira, produtos de bambu, papel, metais, cerâmica entre outros”, cita. 


 

E a clientela já se expandiu pela região e pelo país, com pedidos vindos de Farroupilha, Caxias do Sul, Carlos Barbosa, Cotiporã e até São Paulo. “Meu marido acreditou em mim desde o início e resolveu entrar de cabeça nesse sonho também, me apoiando e trabalhando comigo. Então tudo aconteceu muito antes do que imaginávamos e estamos muito felizes por essa conquista em um ano que começamos a empreender”, declara. 

Alimentação natural para cães

O estudante de Administração Gabriel Milani Gudde, de 23 anos, decidiu investir em um produto que já era conhecido da família: a alimentação natural para cães. “O cão da família já recebe alimentação natural feita pela minha mãe [Denise Milani Gudde] há vários anos. A partir de um trabalho que eu realizei na faculdade, percebemos que essa era uma ótima oportunidade de empreendimento”, revela. 


 

A marca recebeu o nome de Mema – Comida Pet com Afeto e já está nos trâmites finais para ser oficialmente lançada. Mesmo sem divulgação oficial, os pedidos já estão chegando via WhatsApp. “Os clientes chegam até nós de forma orgânica e por indicação de tutores que já adquirem nosso produto. Esse boca a boca nos incentiva cada vez mais, pois mostra que o produto está sendo bem-aceito”, comenta. 


 

Conforme o estudante, a alimentação natural para cães tem se caracterizado como uma tendência mundial. “É uma alternativa à ração seca industrializada com inúmeras vantagens. Não contém glúten, conservantes, corantes e transgênicos. A matéria-prima utilizada é totalmente natural propiciando sabor, textura e aromas atrativos para o cão. É um resgate do prazer alimentar com o atendimento de todas as necessidades nutricionais”, explica. 

Fotos: arquivo pessoal