“Juntos na diversidade”: entidades da região participam da terceira edição do projeto
Catorze entidades da região – de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Farroupilha, Ipê, Nova Prata e Veranópolis – desenvolvem atividades na terceira edição do projeto “Juntos na Diversidade”, realizado a partir de parceria entre a Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul e a Universidade de Caxias do Sul, por meio do Instituto Memória Histórica e Cultural, com o patrocínio do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul).
Lançado em 2016, o Juntos na Diversidade incentiva a preservação da diversidade linguística e cultural buscando promover a preservação de línguas nativas e de imigração, como o talian, o polonês, o alemão e o kaingang. Volta-se a crianças e jovens dos 49 municípios que integram os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Corede) Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra, onde se encontram comunidades que preservam aspectos linguísticos e culturais dos povos nativos, como os kaingang, e dos imigrantes italianos, alemães e poloneses, entre outros. A proposta visa estimular ações de entidades educacionais e culturais. Em 2016, 24 atividades integraram o projeto e, no ano passado, foram 21 projetos participantes.
De Bento Gonçalves participa do projeto a Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Ângelo Chiamolera, que promove a atividade “Cultura e Talento Di Lemos” buscando evidenciar as práticas pedagógicas e ações socioculturais da escola. A iniciativa conta com a parceria da Associação Caminhos de Faria Lemos e da equipe administrativa da Paróquia Nossa Senhora do Rosário (com sede no distrito) e visa à inclusão de crianças e jovens ao acesso à musicalidade para despertar sentimentos de gentileza, solidariedade, cooperação e esperança. A atividade ocorreu no dia 10 de outubro na escola e também será realizada em eventos agendados para os meses de novembro e dezembro.