Justiça Eleitoral torna Pablo Marçal inelegível por oito anos

Pablo Marçal pode recorrer. Decisão aponta abuso de poder político e econômico na campanha para a Prefeitura de São Paulo em 2024

Justiça Eleitoral torna Pablo Marçal inelegível por oito anos.
Foto: Reprodução/Facebook @PabloMarcall

A Justiça Eleitoral de São Paulo condenou, nesta sexta-feira (21), o empresário e influenciador Pablo Marçal (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro – PRTB) por abuso de poder político e econômico, uso indevido de meios de comunicação e captação ilícita de recursos durante a campanha para a Prefeitura de São Paulo em 2024.

A sentença, proferida pelo juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral, torna Pablo Marçal inelegível por oito anos. Cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

  • Vinícola Garibaldi
  • Super Apolo
  • Ótica Debianchi

A condenação se baseia na divulgação de vídeos em que Marçal oferecia apoio político a candidatos a vereador em troca de um Pix de R$ 5 mil. Segundo o magistrado, além de caracterizar arrecadação ilícita, o ato usou redes sociais para espalhar desinformação sobre o financiamento eleitoral e promover propaganda negativa contra adversários. A ação foi movida pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), dos então candidatos Guilherme Boulos e Tabata Amaral.

  • Super Apolo
  • Vinícola Garibaldi

O PRTB classificou a decisão como “desproporcional” e disse confiar na reversão do caso pelo TRE-SP. Pablo Marçal também se manifestou, negando ter recebido dinheiro em troca de apoio e afirmando confiar na Justiça para reverter a sentença.

A decisão ocorreu na primeira instância, e Pablo Marçal, que já declarou intenção de disputar a Presidência da República em 2026, pode recorrer. Se o TRE-SP mantiver a inelegibilidade, ele ainda poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também