Justiça libera realização da feira livre mesmo após decreto da prefeitura de Bento

As feiras livres em Bento Gonçalves estão novamente liberadas após decisão judicial divulgada na quinta-feira, 11/03. Na terça, 09/03, a prefeitura havia publicado um novo decreto com ampliação dos regramentos de enfrentamento à pandemia, o qual continha a suspensão da realização de comércio de rua e feiras livres, incluindo a feira do produtor rural e a feira ecológica, a partir desta sexta-feira, dia 12/03.

Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves, Cedenir Postal, após a publicação do decreto, o sindicato reforçou o pedido de manutenção das feiras à Justiça, que novamente concedeu a liberação. “Queremos tratamento igualitário com quem vende o mesmo tipo de produto essencial, alimentos. E também nossos produtos são perecíveis, não dá para estocar e deixar para vender depois”, pontua. Postal ainda explica que não é possível fazer a migração para venda em supermercados e venda direta de uma hora para outra, tendo em vista que o público desses agricultores está acostumado a adquirir os produtos na feira. 

O presidente do sindicato também ressalta que nenhum agricultor é contra as medidas de segurança, afirmando que todos os protocolos sanitários são seguidos à risca. “A feira é coordenada pela prefeitura. Em momento algum os produtores se negaram a cumprir as exigências sanitárias. Mas quem tem que fiscalizar é o Poder Público”, comenta. “Cabe à administração pública regular o fluxo de quem participa das feiras”, complementa. 

Conforme a prefeitura, a administração pública irá recorrer da decisão.