Kartódromo de Bento pode sediar competições

Depois de quatro meses de reformas, foi oficialmente reinaugurado no último final de semana o kartódromo Aristides Bertuol, com a presença de cerca de 25 kartistas de Bento e outras cidades do Estado. 

O kartódromo vinha sendo administrado por uma empresa privada, que teve o contrato rescindido com a Fundaparque, proprietária do terreno. Desde então, sem manutenção, ficou abandonado. A iniciativa de reativá-lo partiu de um grupo de kartistas da cidade. Eles criaram a associação Bento Kart Club (BKC) e, em parceria com a Fundaparque, tiveram autorização para utilizar o local até o início das obras do Museu do Móvel. A princípio, há a garantia de que o kartódromo poderá ser explorado pela BKC, pelo menos, até o final de 2014. 

Para deixá-lo apto a receber corridas novamente, um grupo de praticantes do esporte fez seguidos mutirões e retirou mais de uma tonelada de lixo da área. Foram investidos cerca de R$ 20 mil em melhorias, tudo com recursos próprios. “Todas as reformas foram feitas com recursos da BKC, assim como o trabalho braçal. Não podíamos deixar morrer esse espaço”, conta o presidente da associação, Luciano Guarnieri. 

Agora, com o local completamente repaginado, Guarnieri ambiciona colocar Bento Gonçalves novamente no cenário estadual do kartismo. Há projetos para duas competições em 2014: a volta da antiga Copa da Polenta, além da 1ª Copa ExpoBento de Kart. “Ainda não são eventos 100% certos, mas a princípios estão bem encaminhados”, frisa. Além disso, a associação estuda a criação de uma escolinha de kartismo. 

Paralelamente à elaboração do calendário para 2014, a BKC planeja o futuro do esporte na cidade após o kartódromo dar lugar ao Museu do Móvel. Em parceria com a secretaria municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), há um projeto em curso para construção de uma nova pista em área da prefeitura na Linha Cruzeiro, onde está localizada a Associação Bento-Gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG). Para viabilizá-lo, a Semjel buscará recursos federais através de programa do Ministério dos Esportes.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.