Kartódromo será reativado temporariamente

Cerca de vinte kartistas vêm trabalhando duro, há pouco mais de um mês, para recuperar o kartódromo Aristides Bertuol. E o resultado já é perceptível: mais de uma tonelada de lixo foi retirada do local que deverá reinaugurar na segunda quinzena de agosto.

O kartódromo era administrado por uma empresa privada, que teve o contrato rescindo com a Fundaparque, proprietária do terreno. A princípio, ele não seria mais utilizado, já que está prevista para 2014 a construção do Museu do Móvel no local. Um grupo de kartistas que ficou órfão do esporte na cidade, então, teve a ideia de repaginá-lo e utilizá-lo temporariamente, até o início das obras do Museu. Eles criaram uma associação e apresentaram proposta para a Fundaparque. A iniciativa acabou sendo oportuna para ambas as partes. Enquanto a Bento Kart Club (BKC) poderá utilizar o local pelo menos até o final do ano, a Fundaparque terá a área completamente limpa do lixo que vinha se acumulando nos arredores em função do abandono. “Quando há eventos, muitos carros estacionam próximo à pista, onde havia muito lixo acumulado. Agora estamos limpando isso tudo, o que dará outro aspecto a essa área do kartódromo”, conta o presidente da BKC, Luciano Guarnieri.

Até o momento, foram cinco sábados de trabalho puxado e mais de uma tonelada de lixo retirado. A previsão é que haja uma pré-inauguração interna na segunda quinzena de agosto, somente para avaliação das reformas. Segundo Guarnieri, a associação não visa lucros, pelo contrário: vem tirando dinheiro do bolso para reativas o kartódromo. A estimativa, segundo o tesoureiro Ricardo Daltoé, é que R$ 15 mil sejam gastos para colocá-lo novamente em condições de receber provas. “Há um mutirão de pessoas que vem aqui e ajudam simplesmente porque gostam do esporte e querem ter um local para andar na cidade, mas para algumas coisas precisamos contratar profissionais, um pedreiro, um jardineiro, e isso é um dinheiro que sai da associação. Mas eu sempre digo que esse dinheiro aplicado é de coração, por amor ao automobilismo”, ressalta Guarnieri.

Quando inaugurado, o kartódromo poderá ser utilizado pelos associados da BKC. Não sócios deverão pagar uma taxa, que será revertida à manutenção. “Queremos reativá-lo de forma que a sociedade também participe desse momento, com uma competição de pilotos e ex-pilotos. Seria uma maneira de mostrar que o Kart voltou”, salienta o presidente.

Novo kartódromo

Como o kartódromo Aristides Bertuol tem prazo de validade, a associação vem paralelamente trabalhando em parceria com a secretaria municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) para construção de um novo kartódromo em área da prefeitura na Linha Cruzeiro, onde está localizada a Associação Bento-Gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG). Para viabilizá-lo, a Semjel buscará recursos federais através de programa do Ministério dos Esportes. 

 

Reportagem: João Paulo Mileski


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.