Lanche para ficar fortinho e crescer
Após o período de férias, em que a garotada pôde aproveitar para brincar e se divertir, recomeçam as aulas. Mas não é só com o material escolar e uniforme que os pais precisam ficar atentos. Programar o que será levado de lanche também é muito importante. Manter uma alimentação saudável beneficia o desenvolvimento e auxilia, inclusive, na aprendizagem.
A nutricionista Valéria Andretta indica que na idade escolar, principalmente entre sete e 14 anos, deve-se procurar alimentos que não precisem ficar na geladeira ou deve-se utilizar lancheira e garrafa térmicas. “Frutas, sanduíches naturais e bolos caseiros são uma boa opção”, diz. Ela destaca que os alimentos industrializados, como bolachas recheadas e salgadinhos, devem ser evitados. “Às vezes, pela praticidade, os pais acabam comprando estes produtos, mas não é recomendado.”
Para beber, a nutricionista sugere sucos naturais ou sucos de caixinha integrais. “Não recomendo usar sucos em pó, pois contêm muito açúcar, corantes, aromatizantes, e outros componentes que podem ser cancerígenos”, alerta. Ela comenta que os pais evitem os sucos de frutas que contenham vitamina C, como a laranja, porque do tempo do preparo até o momento do consumo eles perdem parte de suas propriedades nutritivas. Sucos de abacaxi, uva, melão e maracujá são algumas das opções com maior durabilidade.
Caso os pais queiram incrementar o lanche com alguma guloseima, Valéria explica que é preciso verificar no rótulo a quantidade de gordura hidrogenada e sódio. Quanto menos dessas substâncias houver, melhor. Para quem opta pelos industrializados por considera-los mais práticos, a nutricionista ensina que podem ser preparados “kits de lanche” com alimentos naturais. Por exemplo: duas castanhas, duas amêndoas, dois damascos e duas ameixas secas. São coisas que não exigem preparo, pois se compra prontas, e são mais saudáveis.
Lanche da manhã e da tarde
Segundo a nutricionista Valéria Andretta, não há diferença no lanche para quem estuda pela manhã ou à tarde. “É o mesmo lanche. A diferença é que quem estuda de manhã precisa tomar um café da manhã reforçado, o que não costuma acontecer”, salienta Valéria.
Dicas da nutricionista
* No preparo de bolos: usar metade de farinha de trigo normal e a outra metade de farinha integral e substituir o açúcar comum pelo mascavo;
* Nos sanduíches: queijo pode. Cuidar com os embutidos (presunto, mortadela, salsicha, salame) e acompanhamentos (maionese, margarina, patê, cream cheese). Se não houver um recipiente térmico, não é aconselhável utilizá-los.
Opções de lanches saudáveis
*Frutas: maçã, uva, pêra, salada de frutas, damasco
*Frutas oleaginosas: nozes, amêndoas
*Frutas desidratadas: maçã, banana, abacaxi, pêra
*Sucos naturais ou de caixinha integrais: uva, abacaxi, maracujá, melão
*Bolinhas ou rosquinhas de polvilho
*Biscoitos salgados: água e sal, integral
*Iogurte
Francine Ghiggi
Siga o SerraNossa!
Twitter: http://www.twitter.com/serranossa
Facebook: Grupo SerraNossa