Lei prevê que em 15 anos toda a fiação de Porto Alegre será subterrânea

Na quarta-feira, 12/04, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, vai sancionar uma lei

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Na quarta-feira, 12/04, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, vai sancionar uma lei que prevê que até 12 de abril de 2037, Porto Alegre deverá estar 100% livre dos fios que hoje se sobrepõem nos postos de todas as ruas da cidade.

O projeto de lei é de autoria dos vereadores Fernanda Barth (PSC) e Cassiá Carpes (PP). O projeto foi aprovado na Câmara de Vereadores em dezembro do ano passado, mas depende da sanção para virar lei e de regulamentação para ser implementado.

Entenda o projeto

Pelo projeto, as empresas e as concessionárias prestadoras desses serviços deverão realizar, em 15 anos, a substituição total da rede de fiação aérea existente na cidade por redes de cabeamento subterrâneo.

Além de resolver um problema estético da cidade, Fernanda Barth cita outras virtudes do projeto, como evitar o roubo de cabos e as constantes quedas de energia em dias de temporal. A vereadora acredita que é possível fazer a substituição sem onerar os consumidores.

CEEE Equatorial

A CEEE Equatorial, detentora da concessão para a distribuição de energia elétrica, que teria de fazer intervenções em todas as ruas da Capital, já sinalizou que a substituição é complexa.