Leite atualiza governo federal sobre demandas do RS relacionadas à estiagem

O governador gaúcho falou ao ministro Paulo Teixeira sobre alterações legislativas que o governo estadual necessita para permitir a reservação de água em determinadas áreas, hoje proibida, e detalhou os pedidos de recursos no programa Supera Estiagem

Foto: Maurício Tonetto/Secom

Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 21/06, no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, em Brasília, o governador Eduardo Leite (PSDB), acompanhado por uma comitiva de secretários, apresentou ao governo federal uma atualização das demandas do Estado relacionadas à estiagem junto à União.

Leite falou ao ministro Paulo Teixeira sobre alterações legislativas que o governo estadual necessita para permitir a reservação de água em determinadas áreas, hoje proibida, e detalhou os pedidos de recursos no programa Supera Estiagem.

  • Vinícola Garibaldi
  • Ótica Debianchi

“Hoje, mesmo que o governo amplie muito os recursos para a irrigação, e estamos preparando um plano muito robusto com os bancos públicos, o retorno que recebemos dos produtores é de que isso talvez não seja suficiente. A mudança na legislação é fundamental para que a reservação seja entendida como de interesse social”, explicou o governador.

  • Vinícola Garibaldi

Em relação ao Supera Estiagem, Leite apresentou uma relação de projetos estruturantes, que incluem conclusão de barragens em obras e estudos para construção de novas, revitalização de bacias hidrográficas e de canais de distribuição de água, construção de açudes, entre outras ações.

Além disso, o governo pleiteia, na elaboração do orçamento da União de 2024, a inclusão de iniciativas de interesse do Estado para atender produtores de pequenas propriedades. O ministro Paulo Teixeira afirmou que as demandas serão analisadas pela sua equipe.

Também participaram da reunião os secretários Artur Lemos, da Casa Civil, Giovani Feltes, da Agricultura, Ronaldo Santini, do Desenvolvimento Rural, e Danielle Calazans, de Planejamento, Governança e Gestão, além da presidente da Emater, Mara Saafeld.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também