Leite deve publicar novo decreto que coloca todo RS em bandeira vermelha
O governador Eduardo Leite deverá publicar novo decreto com mudanças no modelo do Distanciamento Controlado que permitirá o retorno à bandeira vermelha. A informação foi antecipada pela Gaúcha ZH, após reunião emergencial realizada por videoconferência na manhã desta terça-feira, 27/04. As mudanças serão adotadas pelo governo do Estado depois da decisão do TJRS de segunda-feira à noite, 26/04, que manteve a suspensão das aulas presenciais durante vigência da bandeira preta.
Entre as mudanças discutidas na reunião, está a extinção da ferramenta de salvaguarda da bandeira preta. O mecanismo havia sido adotado no dia 25/02 para acionar automaticamente a bandeira preta em todas as regiões do RS. A partir dela, a bandeira preta deveria ficar vigente sempre que a proporção entre leitos de UTI livres e leitos ocupados por pacientes COVID fosse menor do que 0,35 – cerca de uma vaga nas UTIs para cada três pacientes em tratamento intensivo para o Coronavírus.
Com a mudança, a salvaguarda deverá ser acionada apenas quando o indicador de leitos atingir 0,35, após um período de piora na disponibilidade de leitos, sendo desativada quando se observar um ciclo de pelo menos 14 dias de melhoria da disponibilidade.
Com isso, todo o Estado deverá entrar em bandeira vermelha a partir da publicação do novo decreto, o que permite o retorno às aulas presenciais.