Leite visita Bento e prefeito fala sobre queda na arrecadação após enchentes

O prefeito Diogo Siqueira pediu ajuda e ainda mandou recado para o presidente Lula

Leite visita Bento e prefeito fala sobre queda na arrecadação após enchentes
Foto: Mauricio Tonetto

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), esteve em Bento Gonçalves no fim da manhã desta terça-feira, 18/06.

Na cidade, Leite se encontrou com o prefeito Diogo Siqueira (PSDB), autoridades e líderes políticos. No encontro, Siqueira manifestou preocupação com a queda da arrecadação no município após as enchentes e com a manutenção de empregos.

Leite reforçou a mobilização do governo para garantir que a União compense Estado e municípios pela perda de receita. “O ente federado que tem capacidade para isso é a União. O Rio Grande do Sul contribui de maneira muito expressiva com o bolo da arrecadação nacional, com recursos que não voltam para o Estado na mesma proporção que são enviados. O auxílio ao Estado é urgente e necessário”, destacou o governador.

Nas redes sociais, Siqueira enviou um “recado” ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Confira:

Aeroporto de Caxias do Sul

Antes de visitar Bento Gonçalves, Leite esteve em Caxias do Sul. Lá, ele anunciou R$ 14 milhões para qualificação e ampliação do Aeroporto Hugo Cantergiani. Os recursos serão utilizados para melhorias no terminal de passageiros e na pista de pouso. O anúncio foi feito durante reunião do governador com o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) no gabinete de crise do município.

“O governo do Estado tem um compromisso muito firme com a Serra Gaúcha e esse investimento vai ajudar a ampliar o número de voos no aeroporto. O aeroporto de Caxias do Sul é estratégico para o Rio Grande do Sul, em especial neste momento de suspensão das operações no Salgado Filho”, afirmou Leite.

Leite visita Bento e prefeito fala sobre queda na arrecadação após enchentes
Foto: Mauricio Tonetto/Secom

Ainda na Serra, Leite e comitiva foram a São Vendelino, município que sofreu com alagamentos e deslizamentos de terra durante as enchentes de maio. Na noite de segunda-feira, 17/06, o governador esteve em Lajeado, onde se reuniu com a Defesa Civil e as forças de segurança para discutir a mobilização a partir da cheia do Rio Taquari e da previsão de mais chuva nos próximos dias.