Licenciatura, uma formação em alta no mercado
Artigo da UCS reflete sobre desinteresse pela área e sobre a importância do professor na sociedade
Quem nunca viu uma imagem com muitos profissionais reunidos, mas que afirma que nenhum deles estaria lá se não fosse o professor? Pois é. A realidade é uma só: o professor é o responsável por todas as demais formações. Somente esta reflexão demonstra a importância deste profissional para todas as áreas do conhecimento.
Durante muito tempo, tanto o magistério, ofertado em Ensino Médio, quanto a Pedagogia e as demais licenciaturas, no Ensino Superior, foram muito procurados, porém, com o passar dos anos, o interesse pelas áreas foi diminuindo consideravelmente, tanto pela desvalorização financeira quanto pelo desmonte da educação como um todo e a falta do reconhecimento deste profissional.
Conforme a professora de licenciaturas e Pedagogia da UCS e do Carvi, além de orientadora de estágios, Maristela Pedrini, os problemas relacionados à educação e à formação dos professores são históricos no Brasil. “Vivemos vários momentos em que acompanhamos um processo de desmotivação à busca da profissão, seja pela desvalorização, representada por vários fatores desde os baixos salários às precárias condições de trabalho, até outros causas e fatores, que são inúmeros, e dependem de cada região. No entanto, as mudanças paradigmáticas e os movimentos da década de noventa mobilizados por organismos internacionais como o Banco Mundial, FMI, a UNESCO, OCDE, entre outros, para democratização da gestão da educação para a elevação da qualidade e eficência do sistema educacional, desencadearam várias ações e lutas que tem contribuído para o reconhecimento do poder transformador da educação e, por conseguinte, a importância dos professores nesse processo”, afirma.
Ainda de acordo com a docente, “tais movimentos mundiais colocaram a educação como meio indispensável à humanidade para a construção dos ideais da paz, da liberdade e da justiça social (UNESCO, 2001). Nesse sentido, os professores passam a ser reconhecidos como atores sociais, agentes de mudanças e formadores das novas gerações, resgatando assim a importância desse profissional e da necessidade da qualificação da formação”, ressalta.
Nesse período em que o mundo se debruçava sobre a busca de uma nova ordem social e econômica para o século XXI, no Brasil, foi aprovada a LDBEN 9.304/96 que trouxe novas diretrizes para a educação e para a formação de professores, lei apoiada nos novos paradigmas educacionais, colocando a necessidade da formação em cursos superiores para a atuação na Educação Básica, a partir da Educação Infantil, vindo a extinguir o Curso de Habilitação ao Magistério que possibilitava a atuação até a antiga quarta série do então 1º grau. É partir desse período que se identifica o aumento da procura, principalmente, do Curso de Licenciatura em Pedagogia, tendo em vista as exigências legais que vem reconhecer a importância de uma formação acadêmica e de qualidade em nível superior para o exercício da profissão. Além disso dados do INEP apontam a tendência da elevação das matrículas dos cursos na modalidade EAD, não somente das licenciaturas, fato que foi potencializado com a pandemia do novo coronavírus.
Características do professor
Ser professor não se dá por fórmulas ou prescrições, mas implica num conjunto de conhecimentos, competências e habilidades, saberes e fazeres que ultrapassem o modelo histórico da racionalidade técnica do “professor enquanto um transmissor de conteúdos”.
Maristela salienta que é fundamental o professor permanecer em constante processo de aprendizagem. “Não nascemos professores, aprendemos a docência e as habilidades desse profissional se desenvolvem no contexto em que sua prática se efetiva de forma temporal e contextualizada. A formação universitária contribui para essa construção e aperfeiçoamento, mas se faz necessário transformar este saber, fazer a transposição didática em contexto, o que exige autonomia, discernimento e capacidade de reflexão. É neste ponto que reside a essência da tessitura da docência em que cada professor se desenvolve com sua singularidade”, diz a professora, que complementa: “nesse mundo em constante transformação, a partir da motivação e da escolha pela docência, o professor deve, primeiramente, ter a consciência de seu papel social e de sua responsabilidade perante o ato de educar e saber que suas escolhas repercutirão no processo de aprendizagem de seus alunos”.
Parceria UCS/Carvi e secretaria de Educação
No início deste ano o Campus Bento da UCS e a secretaria Municipal de Educação firmaram uma importante parceria, que visa a cedência de 20 salas de aula para alunos da rede municipal, que estejam cursando entre o 5º e o 9º ano do Ensino Fundamental.
Enquanto uma instituição comunitária, a UCS dialoga com a comunidade com a atuação no campo do ensino, pesquisa, inovação e extensão, contribuindo com a formação profissional e humana através de suas propostas.
“A parceria entre a Universidade e a Secretaria de Educação de Bento Gonçalves vem demonstrar, na prática, esse diálogo com a comunidade na qual a universidade está inserida. Mais do que se constituir num espaço com uma excelente infraestrutura que virá contribuir com a gestão da educação municipal para a abertura de novas vagas para atender às demandas do Ensino Fundamental, a iniciativa abre um espaço para um relacionamento com benefícios mútuos, balizados pela construção do conhecimento, pela pesquisa, pela articulação da teoria acadêmica e prática, oxigenando as ações de gestão, das propostas metodológicas e a inovação em ambos os níveis”, enfatiza o vice-reitor Odacir Deonísio Graciolli.
Para os alunos do 6º ao 9º ano que estarão interagindo nos espaços do Campus, é a oportunidade de conhecerem as diferentes áreas de atuação profissional, através dos cursos ofertados, ampliando sua visão de mundo, enquanto adolescentes que estarão prestes a avançarem ao Ensino Médio, momento em que estarão definindo sua carreira profissional. “Nesse processo é, também, a oportunidade de serem identificados os talentos e as aptidões dos estudantes, através do desenvolvimento de projetos de iniciação à pesquisa, articulados à Universidade, despertando, assim, o pensamento crítico e reflexivo dos educandos, contribuindo para a aprendizagem”, frisa Graciolli.
A UCS é uma instituição de Ensino Superior consolidada na região e com destaque nacional e internacional que tem despontado com avanços em ensino, pesquisa, inovação, empreendedorismo e internacionalização que a têm colocado a em posições de destaque nas avaliações desde 2019, sendo destacada como uma das melhores universidades do mundo, cumprindo com sua missão de “produzir, sistematizar e socializar o conhecimento com qualidade e relevância para o desenvolvimento sustentável.”