Licitação para recuperação da ponte entre Bento e Veranópolis segue em andamento

As melhorias são reinvindicações antigas da Associação dos Municípios da Encosta Superior Nordeste

Fotos: Divulgação DNIT

Aprovada no mês de julho, a licitação para a contratação da empresa que realizará o projeto e a obra de recuperação da Ponte Ernesto Dorneles, na BR-470, entre Bento Gonçalves e Veranópolis, segue andamento. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), atualmente o processo, que ocorre tendo como modelo o Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi), está na fase de análise de recursos.

Reivindicação de longa data da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e da CICS SERRA, o certame contempla a elaboração dos projetos básico e executivo e a conclusão dos serviços remanescentes da rodovia federal. O próximo passo é a homologação do processo de licitação.

A obra já conta com um recurso no valor de R$ 15 milhões. O valor foi assegurado em 2016, pelo então Ministro Eliseu Padilha. Este valor aguardava formalização de convênio entre o Daer/RS e o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, para que pudesse ser utilizado na recuperação da ponte. Desde 2019, o trecho é de responsabilidade do Dnit.  Atualmente, a passagem na ponte está limitada a veículos com peso bruto total (PBT) de até 45 toneladas, mas restrição já foi de 36 toneladas. Essas limitações impedem, por exemplo, o tráfego de caminhões bitrem.

A empresa que vencer o certame ficará responsável pelos projetos e também pelas obras, que somente terão início após a realização dos estudos.

A ponte Ernesto Dornelles foi inaugurada em 31 de agosto de 1952. Com 277 metros de extensão, era considerada na época a terceira do mundo em arcos isolados e a primeira com arcos paralelos. Essa estrutura faz com que o peso da construção seja sustentado pelos arcos, enquanto pontes tradicionais contam com pilares que transferem o peso ao solo.