• Ótica Debianchi
  • Tacchini Sistema de Saúde
  • Vinícola Garibaldi

Líder do MST será homenageado na Assembleia Legislativa gaúcha

  • Vinícola Garibaldi

João Pedro Stédile receberá a maior honraria da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul no dia 16 de dezembro

João Pedro Stédile, líder do MST, receberá a medalha Mérito Farroupilha, a maior honraria da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, no dia 16 de dezembro.
João Pedro Stédile, de 70 anos, líder do MST. Foto: Rafael Stédile

A medalha Mérito Farroupilha, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, será entregue ao líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile. A homenagem, proposta pelo deputado Adão Pretto Filho (PT), ocorrerá no dia 16 de dezembro, na sede do Legislativo estadual.

A homenagem, aprovada por unanimidade pela Mesa Diretora em fevereiro deste ano, provocou divergências entre parlamentares. Um dos principais críticos da homenagem é o deputado estadual Capitão Martim (Republicanos), que lidera um movimento para tentar anulá-la. Ele já coletou mais de 25 mil assinaturas em repúdio à entrega da medalha.

“Tivemos mais de 25 mil assinaturas contra essa homenagem a um líder de movimento conhecido por invasões e táticas criminosas. É um desrespeito aos gaúchos”, declarou Capitão Martim.

Em defesa da homenagem, Adão Pretto Filho ressaltou a relevância do trabalho de João Pedro Stédile.

“É um reconhecimento à atuação de João Pedro Stédile em prol da democratização do acesso à terra, da produção de alimentos saudáveis e do combate à fome, uma das principais causas do MST.”

Quem é João Pedro Stédile

João Pedro Stédile, de 70 anos, nasceu em Lagoa Vermelha, no Nordeste do Rio Grande do Sul. Formado em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e pós-graduado pela Universidade Nacional Autônoma do México, Stédile foi um dos fundadores do MST em 1984 e hoje coordena o movimento nacionalmente.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também