Liga de Combate ao Câncer completa 40 anos

A Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves iniciou neste mês de março as comemorações alusivas aos seus 40 anos de atuação. A entidade é referência no acolhimento de pacientes com câncer. Para este ano o objetivo é ampliar a atuação, dando continuidade às conquistas alcançadas desde a sua fundação. “As pessoas buscam a Liga em busca de carinho, de afeto, de força. Nos tornamos um instrumento de esperança”, destaca a presidente Maria Lúcia Gava Severa.

Um dos focos das campanhas preventivas tem como lema “Eu cuido do que é meu”, a linha de conduz todas as abordagens realizadas. Seguindo o calendário da Organização Mundial da Saúde, a entidade realiza ações de prevenção aos diferentes tipos da doença – as mais conhecidas são as atividades relativas ao Outubro Rosa (câncer de mama) e ao Novembro Azul (câncer de próstata). Em outubro do ano passado, 57 mil pessoas foram alcançadas pela programação alusiva.

Hoje, a entidade tem mais de 730 pacientes cadastrados, para os quais oferece medicamentos, exames de diagnóstico e de acompanhamento, apoio psicológico, nutricional, fisioterapêutico, fonoaudiológico e médico em todas as áreas; banco de perucas, acessórios (bengalas, muletas, andadores, cadeiras de banho, cadeiras de rodas, colchões); suplementos alimentares e cestas básicas; doação de roupas e brinquedos, entre outros. Outro suporte valioso é oferecido desde 2015 pela Casa de Acolhimento, ponto de apoio com infraestrutura necessária para atender pacientes e acompanhantes que estejam na cidade para tratamento. Com 14 leitos distribuídos em três andares, possui ainda três banheiros, uma sala de jogos e leitura, rouparia, área de serviço, sala estar-jantar, escritório, recepção, copa, terraço e jardim. A casa atende pessoas de 22 municípios da região.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também