Liga promove ações de combate ao fumo

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado nesta sexta-feira, dia 29. Em Bento Gonçalves, a Liga de Combate ao Câncer reforça o trabalho já realizado e promove duas ações.

Na sexta-feira, 29, a Liga recebe o Instituto Nacional de Câncer (Inca) para abordar o controle e o combate ao tabagismo na cidade, seguindo as novas diretrizes estabelecidas para todo o país. A entidade está convidando diversas secretarias municipais e entidades afins, para participar do encontro que terá início às 8h30.

À noite, a entidade lançará uma ação inédita no país, visando tornar mais visível a doença de dependência da nicotina, marcando o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A partir do dia 30 de agosto, numa parceria firmada com o Hospital Tacchini, as guias de internação, alta hospitalar e outros documentos médicos passarão a ter a inclusão do CID10 – F17, código da doença denominada Tabagismo. A medida, além de sair de estimativas e revelar dados reais, também auxiliará no tratamento e na prevenção da doença.

Trabalhos da Liga

A equipe multidisciplinar da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves desenvolve, ao longo do ano, trabalhos com grupos de cessação ao tabagismo na sede e em empresas, além de palestras de conscientização.

O trabalho com grupos de cessação ao tabagismo na sede, realizado desde 2009, é coordenado pela enfermeira Márcia Baldi e assistido por uma equipe composta por médico pneumologista, nutricionista, psicóloga e educador físico. Os encontros são realizados sempre nas quartas-feiras, às 14h, com uma hora de duração. Atualmente, o grupo é formado por 15 participantes, que, depois de sete encontros fechados, têm acesso às sessões abertas ou de manutenção. “O objetivo é reforçar as sessões fechadas, oportunizando a todos os grupos a participação”, destaca a presidente da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, Maria Lúcia Severa. Todo trabalho segue os moldes do programa do Inca – Ministério da Saúde.

Paralelo a esses encontros, também são realizadas palestras gratuitas periódicas em empresas, escolas e entidades, sempre com o objetivo de chamar a atenção para o assunto, mostrando como o fumo prejudica a saúde. Este trabalho também é desenvolvido pela enfermeira Márcia, que percorre a cidade levando seu conhecimento em torno da prevenção, diagnóstico precoce, fatores de risco e tratamento de todos os tipos de câncer e outras doenças como o caso do tabagismo. “Também estamos trabalhando com grupos de cessação de tabagismo nas empresas, o que facilita a participação dos trabalhadores”, explica a enfermeira.

Para participar do grupo de cessação ao tabagismo ou obter esclarecimentos sobre o programa, basta ligar para o telefone (54) 3451 4233 ou procurar a entidade na rua Paraná, 31. Já para as palestras, é necessário agendamento prévio por meio dos mesmos contatos ou ainda pelo e-mail liga@ligaccbg.com.br.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.