Litoral Norte gaúcho terá lockdown no fim de semana
Em reunião da Associação de Municípios do Litoral Norte, ocorrida na quarta-feira (03/03), os municípios do Litoral Norte anunciaram lockdown no próximo fim de semana. As medidas passam a valer a partir das 0h de sábado (06/03). Das 23 cidades que compõem a associação, 21 já aderiram ao fechamento – Santo Antônio da Patrulha e Caraá decidiram não seguir por terem características diferentes das demais cidades litorâneas.
A partir da definição, os prefeitos devem editar decretos para se adequar à decisão. Conforme acordo firmado na reunião, as restrições preveem o fechamento de todas as atividades econômicas, incluindo supermercados. Farmácias deverão funcionar com sistema de tele-entrega, assim como os restaurantes. Os postos de combustíveis permanecerão abertos, com as lojas de conveniência fechadas. Todas as demais atividades não essenciais deverão estar fechadas até as 5h da segunda-feira (08/03).
“Nossa proposta é aliviar a tensão no sistema de saúde, que se encontra completamente esgotado no Litoral Norte”, explica o presidente da Amlinorte, prefeito Flori Werb, de Itati.
A Amlinorte levou em conta na decisão os elevados índices de contaminação e óbitos na região, atendendo também a orientação do Centro de Operações de Emergência (COE) da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde do Litoral Norte.
A medida é adotada devido ao colapso da estrutura hospitalar. Nesta quarta-feira, a região Covid de Capão da Canoa, que engloba o Litoral Norte, apresentava ocupação de 108,3% nos leitos de UTI ocupados. São 78 pacientes para 72 vagas disponíveis. Já os leitos clínicos apresentam taxa de 125,3%, com 119 pacientes para 95 vagas nas cidades. No Estado, a estrutura ultrapassa 100% de ocupação.