Livro sobre a Fenavinho ganha nova sessão de autógrafos

Fabiano Mazzotti e Itacyr Giacomello assinam o livro “Fenavinho – Mais do que uma festa” nesta quinta-feira, no L’América Shopping

Fabiano Mazzotti e Itacyr Giacomello assinam o livro “Fenavinho – Mais do que uma festa” nesta quinta-feira, no L’América Shopping.
Os jornalistas Fabiano Mazzotti (à esquerda) e Itacyr Giacomello, autores da obra “Fenavinho – Mais do que uma festa”. Foto: Merlo Fotografia

Depois do sucesso do lançamento do livro “Fenavinho – Mais do que uma festa”, ocorrido durante a 20ª edição da Festa Nacional do Vinho, os autores da obra promovem uma sessão extra de autógrafos nesta quinta-feira, dia 3 de julho. Os jornalistas Fabiano Mazzotti e Itacyr Giacomello recebem o público em frente à livraria Paparazzi, no L’América Shopping, a partir das 17h30min.

Ao longo de duas horas, eles aproveitam o momento de confraternização para compartilhar, de forma informal, algumas impressões do trabalho de pesquisa que desempenharam durante dois anos e meio até a publicação do livro, em junho deste ano.

O resultado é um livro de luxo, com capa dura e 368 páginas que narram bastidores, histórias e episódios pouco conhecidos da festa que transformou Bento Gonçalves na capital brasileira do vinho e impulsionou seu desenvolvimento econômico. A partir dela, a cidade ganhou uma estrada — a São Vendelino — surgida após a visita à festa do então presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, que autorizou a obra. A cidade também passou a contar com um parque de exposições, abrindo espaço para o surgimento de novas feiras que mostrariam o potencial de Bento Gonçalves ao Brasil.

“Fenavinho – Mais do que uma festa”, assim, é um documento histórico que reúne, em um único volume, todo o legado deixado pela Fenavinho. A publicação apresenta uma narrativa linear, contando como ocorreram as 19 edições realizadas entre 1967 e 2024. Antes disso, porém, os autores apresentam outros eventos temáticos ocorridos em Bento Gonçalves com a cultura da uva e do vinho como mote, os quais ajudaram a moldar o que viria a ser a Fenavinho.

A estrutura narrativa está dividida em cinco blocos. O primeiro é dedicado às cinco primeiras edições, realizadas nos anos de 1967, 1971, 1975, 1980 e 1985, marcadas pelo antológico atrativo do vinho encanado, que distribuía vinho gratuito ao público e se tornou um dos grandes responsáveis pela fama nacional da festa. Depois, Mazzotti e Giacomello exploram as festas anuais realizadas entre 1990 e 1994. No terceiro bloco está a Fenavinho do ano 2000, a primeira realizada em parceria com a ExpoBento – modelo que se repete desde 2019, quando o Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG) assumiu a gestão da Fenavinho. Em seguida, são abordadas as edições bienais entre 2005 e 2011 e, por fim, as festas anuais realizadas de 2019 a 2024, com exceção dos anos pandêmicos (2020 e 2021).

Com mais de 500 fotos, muitas delas inéditas ou pouco conhecidas, o livro também oferece conteúdo digital, com cerca de 60 QR Codes com vídeos e áudios sobre a festa, proporcionando acessibilidade a pessoas com deficiência visual ou baixa visão.

“Fenavinho – Mais do que uma festa” contou com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal (Lei Rouanet) e está sendo comercializado a R$ 130,00 nas livrarias APP, Aquarela, Dom Quixote e Paparazzi. A obra também pode ser adquirida pelo site www.fabifoto.com.br e diretamente com os autores.

Serviço

O quê: Sessão de autógrafos do livro “Fenavinho – Mais do que uma festa”, dos jornalistas Fabiano Mazzotti e Itacyr Giacomello
Quando: Dia 3 de julho, das 17h30min às 19h30min
Onde: Em frente à livraria Paparazzi, no L’América Shopping, em Bento Gonçalves (veja no Google Maps)
Quanto: R$ 130,00

Sobre o livro “Fenavinho – Mais do que uma festa”

Conta com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio máster: Todeschini. Patrocínio: Mérica Logística, Meber, Robopac Brasil, Pan Electric, Villa Michelon, Prato Mil, Capoani Imóveis, Adega Charleville, Paese Distribuidora, Anderle Transportes, Cinex, Italínea, Multimóveis, Miolo Wine Group, Adubare, Don Giovanni, Obsipa, Ricefer, Mon Faro, Colau, Real Assessoria Empresarial, Lojas Colombo, Família Salton, Bertolini, LNF, Vinícola Aurora, Ceran, Super Apolo, Mandem e IPE Negócios Imobiliários. Apoio: Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG). Realização: Ministério da Cultura.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também