Lixo a céu aberto preocupa e incomoda moradores do bairro Humaitá

Entulhos e descartes embaixo de viaduto da Rua Avaí tem aumentado nos últimos meses e, além da sujeira, risco de focos de mosquito da dengue preocupa moradores dos arredores.

Da janela de seu apartamento, uma moradora da Rua Avaí, no bairro Humaitá, em Bento Gonçalves, vê todos os dias o volume de lixo descartado no terreno ao lado aumentar. A imagem assusta: são centenas de roupas, embalagens, plásticos e muita sujeira descartadas irregularmente embaixo do viaduto, que outrora recebeu a passagem de trem.

De acordo com a moradora, que prefere não se identificar, diversas denúncias já foram realizadas a secretaria de Meio Ambiente. “Eu moro aqui há cincos anos e sempre foi assim. Denunciamos, eles limpam e logo está cheio de lixo novamente. Só que agora já faz meses que ninguém limpa”, desabafa. A denunciante afirma que não sabe quem deixa o lixo no local, mas que a vizinhança desconfia que ali também seja um ponto de descarte de produtos roubados. Além disso, com frequência também são vistos pessoas em situação de rua no local, no entanto, ela acredita que ninguém more ali.

Outra preocupação em relação a sujeita são os focos de dengue. Por conta do grande volume de lixo, são diversos pontos de água acumulada. “Acho que estão esperando ter um surto de casos de dengue na região para tomarem providências”, afirma a moradora.

De acordo com a assessoria da prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, diversas ações de limpeza já foram realizadas neste local, além de um trabalho de conscientização para que não seja mais despejado lixo neste espaço. “A secretaria do Meio Ambiente vai verificar novamente o que pode ser realizado”, finalizou.