Lojas não podem convocar funcionários para trabalhar no feriado do Dia do Gaúcho

Neste feriado do Dia do Gaúcho, celebrado no domingo, 20/09, os comerciantes de Bento Gonçalves não poderão convocar colaboradores para trabalhar. A decisão foi tomada pelo Sindicato dos Empregados do Comércio de Bento Gonçalves (SEC-BG), tendo em vista o não fechamento da Convenção Coletiva 2020/2021. 

O último acordo de Convenção expirou em fevereiro e, até o momento, não se obteve uma concordância entre o SEC e o Sindilojas de Bento Gonçalves. De acordo com o presidente do Sindilojas, Daniel Amadio, o Sindicato dos Empregados pede reajuste integral de salário aos proprietários, o que não é defendido pelo órgão. “Com a pandemia, muitos comércios estão sofrendo crises econômicas. A gente entende que, neste período, não tem como repor salário. Mas o Sindicato dos Empregados requer reajuste integral, e é nesse ponto que não estamos entrando em acordo”, explica. Ainda conforme Amadio, foi proposto, então, um reajuste espontâneo, para que possa ser aplicado pelos comerciantes que estão em condições de fazê-lo. “Por outro lado, aqueles que não teriam condições reduziriam a carga horária do trabalhador, mas eles também não aceitaram”, continua. 

Sem uma Convenção Coletiva, a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) não permite que as lojas convoquem funcionários para trabalhar em feriados. “Nós tentamos um acordo específico para esses feriados, porque os proprietários precisam vender para se recompor. Mas sem uma negociação, não tem como. Então vamos continuar tentando um diálogo para se chegar a um acordo”, afirma Amadio.