Lula: Bolsonaro é ignorante e xucro

Presidente Lula (PT) esteve no Acre nesta sexta e disparou contra Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, Donald Trump e contra deputados e senadores da oposição ao governo

Lula: Bolsonaro é ignorante e xucro.
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta sexta-feira, 8 de agosto de 2025, de um evento em Rio Branco, no Acre, para anunciar investimentos do governo federal no estado.

Durante o discurso, Lula fez duras críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), ao presidente dos Estados Unidos Donald Trump e a parlamentares brasileiros da oposição.

De forma direta, Lula afirmou que Bolsonaro é “ignorante e xucro”, acusou Eduardo Bolsonaro de “traidor da pátria” e declarou que quem deveria sofrer impeachment são deputados e senadores brasileiros que promoveram protestos e obstruíram os trabalhos no Congresso Nacional nesta semana.

O presidente afirmou que o país viveu quatro anos marcados por mentira, ódio, fake news e má gestão na saúde durante a pandemia. Em seguida, apontou Eduardo Bolsonaro como responsável por articular ações nos Estados Unidos contra o Brasil.

No palco, também estava o senador Sérgio Petecão (PSD-AC). Lula se dirigiu a ele, pedindo que não assinasse o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, afirmando que o magistrado do Supremo Tribunal Federal (STF) “está garantindo a democracia”.

Confira o trecho completo da fala de Lula:

“Esse país passou quatro anos de mentira, de instigação do ódio, de fake news, de estupidez; um presidente que carregou nas costas — e vai carregar — metade dos mortos da Covid. É da responsabilidade dele, por ser irresponsável no trato da saúde. Dizer que quem toma vacina vira gay, quem toma vacina fica jacaré, quem toma vacina vira não sei o quê

Em pleno século XXI, um presidente ignorante, xucro, que agora mandou o filho dele pros Estados Unidos pra ficar pedindo pros americanos darem golpe nesse país. Ele vai saber o que vai custar isso, porque vai ter um processo. Se vocês se lembram da história, Joaquim Silvério dos Reis foi traidor do Tiradentes. Esse moleque é traidor de 215 milhões de brasileiros, com os prejuízos que os Estados Unidos estão dando a esse país.

E eu vim aqui pra dizer pra vocês, empresários que exportam, companheiros das cooperativas que exportam […]: o governo brasileiro não quer ser mais do que ninguém, mas não quer ser menos do que ninguém.

O presidente dos Estados Unidos aprenda a respeitar a soberania desse país; aprenda a respeitar a soberania e a autonomia do Poder Judiciário brasileiro.

E você, Petecão, por favor, não assine o pedido de impeachment do Alexandre de Moraes, porque ele está garantindo a democracia. Quem deveria ter o impeachment são esses deputados e senadores que ficam tentando fazer greve para não permitir que funcione a Câmara e o Senado. Verdadeiros traidores da pátria. Eu quero dizer para vocês: o governo brasileiro vai garantir que os nossos exportadores não tenham prejuízo nesse país.”

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também