Lula chega aos Estados Unidos e irá se encontrar com Biden na sexta, 10/02

Chefe de Estado brasileiro vai se encontrar com presidente americano, Joe Biden

Fotos: Ricardo Stucker

O presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acompanhado da primeira-dama Janja Lula da Silva e da comitiva presidencial, chegou no início da noite desta quinta-feira, 09/02, a Washington na primeira viagem do chefe de Estado do Brasil aos Estados Unidos. Lula vai se encontrar amanhã à tarde com o presidente dos EUA, Joe Biden. 

A viagem marca a retomada das relações entre os dois países, que em 2024 vão completar 200 anos de diplomacia.

Antes do encontro com Biden, Lula também deve se encontrar com o senador democrata Bernie Sanders e com representantes da Federação Americana de Trabalho e Congresso de Organizações Industriais (AFL-CIO).

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a pauta do encontro com Biden terá três temas centrais: democracia, direitos humanos e meio ambiente. Os dois presidentes devem discutir como os dois países podem continuar trabalhando juntos para promover a inclusão e os valores democráticos na região e no mundo.

Na comitiva presidencial estão quatro ministros de Estado: Mauro Vieira (Relações Exteriores); Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente) e Anielle Franco (Igualdade Racial).

Enquanto representa o Brasil nos Estados Unidos, por aqui, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) assume a presidência até o retorno do petista, no sábado, 11/02.

Confira a agenda de Lula nos EUA:

Sexta-feira (10/2)
12h30 – Encontro com senador Bernie Sanders, na Blair House
13h15 – Encontro com deputados e deputadas do partido Democrata, na Blair House
14h – Encontro com representantes da Federação Americana de Trabalho e Congresso de Organizações Industriais (AFL-CIO)
17h30 – Encontro com presidente Joe Biden, na Casa Branca
19h30 – Coletiva de imprensa

Sábado (11/2)
12h30 – Retorno ao Brasil

*Com informações de Agência Brasil