Lula fala sobre julgamento de Bolsonaro no STF
Presidente Lula comentou nesta terça (2) sobre julgamento de Jair Bolsonaro no STF

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), comentou nesta terça-feira, 2 de setembro de 2025, sobre o julgamento de Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus no Supremo Tribunal Federal (STF).
O ex-presidente Bolsonaro é acusado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, de liderar uma tentativa de golpe de Estado para se manter no poder após a derrota eleitoral em 2022.
As declarações de Lula foram feitas a jornalistas após comparecer ao velório do jornalista Mino Carta, em São Paulo. O fundador da revista Carta Capital morreu hoje, aos 91 anos.
“O que está acontecendo é que os fatos estão vindo à tona e as pessoas estão começando a perceber que período nefasto da história brasileira nós vivemos”, disse Lula.
Sobre o julgamento, Lula disse esperar que “seja feita a justiça“, com base nos autos e no respeito à presunção de inocência.
“Ninguém está julgando ninguém pessoalmente. Tem um processo, tem os autos, tem delações, tem provas. A pessoa que está sendo acusada tem o direito à presunção da inocência”, afirmou Lula.
Por fim, o petista disparou: “Ele [Bolsonaro] pode se defender como eu não pude me defender. E eu não reclamei. Eu não fiquei chorando. Eu fui à luta. Se é inocente, prove que é inocente.”