Lula na coroação de Charles III: ‘O rei me pediu para cuidar da Amazônia e eu disse que preciso de ajuda’

Lula também comentou sobre o recurso de R$ 500 milhões que o Reino Unido vai transferir para o Fundo Amazônia

Foto: Ian Jones/Divulgação

Após a cerimônia de coroação do rei Charles III, na Abadia de Westminster, em Londres, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em pronunciamento, neste sábado, 06/05, que o monarca britânico o pediu para “cuidar da Amazônia”.

Lula respondeu que “precisamos de ajuda e de recursos”. Além disso, o presidente também informou que está pleiteando para a Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, ocorra no coração da Amazônia.

“Ao discutir a preservação das florestas, precisamos discutir também uma vida digna para quem vive na região. Podemos criar uma indústria verde, para, além de não poluir, gerar recursos para o desenvolvimento”, afirmou.

Fundo Amazônia

Lula também comentou sobre o recurso de R$ 500 milhões que o Reino Unido vai transferir para o Fundo Amazônia, conforme anunciado na sexta-feira, 05/05, pelo primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak.

O presidente pontuou que a quantia não é suficiente, mas que aguarda o cumprimento das promessas. Ele ainda cobrou empenho de outras nações. “Estamos fazendo acordos com muitos países”, adiantou.