Lula paralisa blindagem e transferência de carros blindados no Brasil

Suspensão se deve a um decreto assinado no início de janeiro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Empresas especializadas em blindagem de veículos estão com as atividades paralisadas no Brasil devido ao Decreto 11.366/2023, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no início de janeiro deste ano.

Lula revogou o Decreto 10.030, de 30 de setembro de 2019, que facilitou o acesso a armamentos. Com isso, o Governo Federal suspendeu os registros para aquisição e transferência de armas e munições de uso restrito, dentre outras medidas. O decreto também suspendeu temporariamente a autorização de blindagem de veículos e a transferência de carros blindados.

Para blindar um veículo no Brasil é necessário solicitar uma autorização do Exercício Brasileiro, através de um Certificado de Registro (CR), além de separar uma documentação para então retirar a autorização de blindagem pela Associação Brasileira de Blindagem.

É essa autorização para blindagem é que está suspensa, sendo assim, quem precisa blindar ou transferir um veículo blindado deverá aguardar as próximas movimentações do governo.

De acordo com a Associação Brasileira de Blindagem, 25.916 carros foram blindados no ano passado contra 20.024 em 2021.

Você pode gostar também