Lula pede desculpa por declaração sobre pessoas com transtornos mentais

O presidente usou as redes sociais para se desculpar pela declaração

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após gerar polêmica com uma declaração dada na última semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi às redes sociais, no sábado, 22/04, para se desculpar.

A fala de Lula ocorreu durante uma reunião com ministros e governadores para debater as ações para prevenir violência escolar. Na ocasião, o presidente disse que pessoas que têm problemas mentais têm “desequilíbrio de parafuso”.

“A OMS sempre afirmou que na humanidade deve haver 15% de pessoas com algum problema de deficiência mental. Se esse número é verdadeiro, e você pega o Brasil com 220 milhões de habitantes, significa que temos quase 30 milhões de pessoas com problema de desequilíbrio de parafuso. Pode uma hora acontecer uma desgraça”, declarou.

Contudo, após a repercussão negativa da expressão usada por Lula, ele usou o Twitter para pedir desculpas.

“Gostaria de pedir desculpas sobre uma fala que fiz na semana passada. Conversei e ouvi muitas pessoas nos últimos dias e não tenho vergonha de assumir que sigo aprendendo e buscando evoluir. Quero me retratar com toda a comunidade de pessoas com deficiência intelectual, com pessoas com questões relacionadas à saúde mental e com todos que foram atingidos de alguma maneira por minha fala.