Lula propõe teto de juros de 1,97% ao mês para empréstimo consignado a aposentados

  • Serra Summit

O Mistério da Previdência defendia uma taxa abaixo de 1,90%, enquanto os bancos privados queriam taxa de 1,99%

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em reunião com a equipe ministerial realizada nesta terça-feira, 28/03, no Palácio da Alvorada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) propôs o percentual de 1,97% ao mês para o teto de juros do crédito consignado de aposentados e pensionistas do INSS.

O Mistério da Previdência defendia uma taxa abaixo de 1,90%, enquanto os bancos privados queriam uma taxa de 1,99%.

A posição de Lula será levada para o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), que é o responsável final pela definição da taxa. O colegiado deve se reunir na tarde desta terça-feira.

Segundo a Previdência Social, aproximadamente oito milhões de aposentados e pensionistas têm empréstimo consignado e 1,8 milhão estão com 45% do benefício comprometido com o empréstimo.

Impasse

No dia 13/03, o CNPS reduziu o teto do juros do consignado do INSS de 2,14% para 1,7%. A medida contrariou o Planalto e levou bancos, inclusive a Caixa e o Banco do Brasil, a suspenderem essa modalidade de empréstimo.

Desde então, integrantes da Casa Civil e do Ministério da Fazenda passaram a articular um percentual intermediário. Ou seja, maior que o 1,7%, mas menor que o 2,14%.