Luz está 35,5% mais cara em Bento Gonçalves

Moradores da Serra perceberão uma diferença na sua próxima conta de luz. A Rio Grande Energia (RGE), distribuidora de eletricidade em 264 municípios do Estado, inclusive Bento Gonçalves e região, anunciou aumento de 35,5% na tarifa, em vigor desde 1º de março.   

De acordo com nota divulgada à imprensa, a companhia alega que “os recursos oriundos das novas tarifas serão usados para cobrir a expansão das despesas com encargos setoriais e com a compra de energia”. Além disso, o aumento é atribuído à cota 2015 do encargo da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que sofreu elevação de 1.197,6% em relação a 2014.

A chamada Revisão Tarifária Extraordinária foi deliberada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para 58 concessionárias de distribuição de eletricidade em todo o Brasil, onde a média do aumento feito pelas companhias foi de 23,4%. O acréscimo aplicado neste mês não substituirá o reajuste tarifário anual, no caso da RGE realizado sempre em 19 de junho, conforme previsto no contrato de concessão. O valor do próximo aumento ainda não foi divulgado, mas no ano passado foi de 22,7%.
 

Bandeiras tarifárias

Além da tarifa normal, a Aneel aprovou também novos valores para as bandeiras tarifárias, que refletem aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. A bandeira amarela tem acréscimo de R$ 2,50 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos e a bandeira vermelha, atualmente aplicada na região, resulta em alta de R$ 5,50 para cada 100 kWh consumidos.

Saiba mais

A energia elétrica no Brasil é gerada predominantemente por usinas hidrelétricas, que dependem do nível de água nos reservatórios para funcionar. Quando há pouca água armazenada, usinas termelétricas podem ser ligadas para poupá-la. Com isso, o custo de geração aumenta, pois essas usinas são movidas a combustíveis como gás natural, carvão, óleo combustível e diesel. 

As bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia, que oscilam conforme as usinas utilizadas. Quando a bandeira está verde, as condições hidrológicas para geração de energia são favoráveis e não há qualquer acréscimo nas contas. Se as condições são um pouco menos favoráveis, a bandeira passa a ser amarela e há uma cobrança adicional, proporcional ao consumo. Já em condições ainda mais desfavoráveis, a bandeira fica vermelha e o adicional cobrado passa a ser maior, também proporcional ao consumo. A esses valores são acrescentados os impostos vigentes.

Mesmo reduzindo o uso, a bandeira tarifária não muda de cor diretamente. Quando os consumidores diminuem seu consumo, no entanto, estão contribuindo para reduzir os custos de geração de energia do sistema. O comportamento consciente contribui para o melhor uso dos recursos energéticos.

 
Fonte: www.aneel.gov.br

 
Dicas de economia

Chuveiro elétrico 

– Tomar banhos de até cinco minutos
– Selecionar a temperatura morna no verão
– Verificar as potências no chuveiro e calcular o consumo

Ar-condicionado

– Não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar-condicionado
– Manter os filtros limpos
– Diminuir ao máximo o tempo de utilização
– Colocar cortinas nas janelas que recebem sol direto

 
Geladeira

– Deixar a porta aberta apenas o tempo necessário
– Regular a temperatura interna de acordo com o manual de instruções
– Não colocar alimentos quentes dentro da geladeira
– Deixar espaço para ventilação na parte de trás da geladeira e não utilizá-la para secar panos
– Não forrar as prateleiras
– Descongelar a geladeira e verificar as borrachas de vedação regularmente

 
Iluminação

– Utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas

 
Ferro de passar

– Juntar roupas para passar de uma só vez
– Separar as roupas por tipo e começar por aquelas que exigem menor temperatura
– Não deixe o ferro ligado enquanto faz outra coisa

 
Aparelhos em stand-by

– Retirar os aparelhos da tomada quando possível ou durante longas ausências

Reportagem: Priscila Pilletti


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também