Maior feira de inovação do Sul da Europa será realizada no Rio Grande do Sul pela primeira vez

O Brasil será a próxima parada da South Summit. O anúncio de que a edição de 2022 da maior feira de inovação do Sul da Europa será realizada em Porto Alegre foi dado nesta quarta-feira (6/10) durante o segundo dia da South Summit 2021, em Madri, na Espanha, com a presença do governador Eduardo Leite e do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.

“Essa colaboração que o governo do Estado e a prefeitura de Porto Alegre têm ajuda a criar um ambiente muito bom. Temos universidades, empresários que estão aqui na missão conosco em Madri, e estamos todos colaborando mutuamente para fazer com que o RS seja cada vez mais referência em inovação. Temos 6% da população do Brasil, mas 12% dos doutores, as melhores universidades, a melhor universidade pública do país e duas das melhores universidades privadas, de acordo com o Ministério da Educação. É um ecossistema perfeito para a inovação, e a chegada da South Summit só comprova e reforça isso”, disse o governador.


 

A edição brasileira da South Summit, maior feira de inovação do Sul da Europa, será realizada em março do próximo ano.

"Estamos muito felizes porque é uma negociação que começou em 2019, no primeiro ano do governo. Buscamos prospectar eventos que pudessem coroar nossa estratégia de inovação. Sempre falo que o RS tem orgulho muito grande do passado, olhamos com alegria, respeito e admiração pelo o que se soube fazer no RS, mas a gente vive de futuro, e precisamos conectar nosso Estado com o futuro. E o futuro está nesta colaboração, e essas feiras têm essas características. E levar uma feira com essa bandeira, que já tem essa consolidação, vai nos ajudar a associar nossas redes de inovação do RS com esse ecossistema já consolidado daqui, e isso será uma alavanca para tornar o RS uma potência e referência mundial em inovação", reforçou Leite.

Concluir as tratativas da realização de uma edição da feira em Porto Alegre era o principal objetivo da missão governamental internacional do governo do Estado, que começou no sábado (2/10) e se encerra no próximo sábado (9/10). Depois de três dias em Madri, Leite segue nesta quarta (6) para Barcelona, também na Espanha e, na quinta (7/10), para Toulouse, no sul da França.

De acordo com o prefeito Sebastião Melo, a chegada da South Summit ao Brasil marca a cooperação entre os dois países. “A South Summit encontrará um ambiente muito favorável em Porto Alegre. Temos muito talento e um grande corpo de inovação, tecnologia e empreendimento. Além disso, tomamos a decisão de criar um ambiente amigável para a nova economia, reduzindo impostos, burocracia, a máquina pública e acelerando a abertura de novos negócios. Nossa cidade é acolhedora e conta com excelentes espaços de lazer, gastronomia, cultura e entretenimento. Ao lado do governo do Estado e das universidades, realizaremos uma edição histórica”, garantiu Melo.

A realização da feira em Porto Alegre faz parte da intenção do governo do Estado, com apoio da prefeitura da capital, de transformar o RS em uma referência em inovação, acelerando empreendimentos, ampliando a visibilidade e o networking internacional e criando uma ponte de colaboração e conexão entre o Brasil e a Europa.


 

No final de setembro, o governo do Estado anunciou o investimento de R$ 112,3 milhões no ecossistema de inovação, dentro do programa Avançar na Inovação. O projeto envolve editais para pesquisa, criação de ambientes férteis para a inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias, sobretudo associando inovação e novos empreendimentos.

A South Summit é amplamente reconhecida como a plataforma global para inovação e conexões de alto valor. Sediada em Madri, estende a rede de conexão para o resto do mundo, sendo uma das principais conferências do Sul da Europa. O evento ocorre de 5 a 7 de outubro na capital espanhola.
Durante esse período são esperados 1,2 mil investidores, 6,8 mil startups e 6,77 mil empresas. Ao longo dos três dias, serão 650 painelistas de 124 países. A estimativa é de que cerca de US$ 130 bilhões sejam movimentados entre investimentos e acordos.