Mais da metade dos pacientes com Coronavírus em Bento são mulheres

Na sexta-feira, 08/05, o Comitê de Atenção ao Coronavírus de Bento Gonçalves divulgou o Informe Epidemiológico número 71, com as informações sobre o vírus na cidade. De acordo com o material, o município conta com 101 casos já curados da COVID-19. As informações integram um levantamento de dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Bento Gonçalves. Os dados têm como base o Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN).

Conforme o Coordenador da Vigilância Epidemiológica, José da Rosa, o documento revela que apesar dos primeiros casos terem sido diagnosticados (confirmados por exame) na semana de 16/03 até 22/03, os primeiros doentes já eram monitorados na semana anterior. 

Os dados também demonstram que, dos infectados, 43,4% são homens e 56,6% mulheres. A distribuição etária dos casos mostra que a maior proporção de infectados está na faixa etária de 20 a 39 anos (36,7%) e de 40 a 59 anos (32,7%), respectivamente. Entretanto, a maior incidência tem se concentrado na faixa etária acima de 60 anos. A ocorrência da doença entre idosos é cerca de 30% maior que a verificada entre os infectados de 20 a 39 anos.

Outro ponto importante é que entre os infectados, 64,3% estava com quadro de síndrome gripal, por ocasião do diagnóstico, e 30,1% com síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Em 5,6% dos casos não havia sintomas.

Ampliação da testagem

Como forma de ampliar o raio de monitoramento dos pacientes com Coronavírus na cidade, a prefeitura aumentou a testagem no município. "Desde o início, nossas decisões são embasadas em dados científicos e técnicos, e sempre apresentados com transparência para população, o que nos permitiu planejar cada passo com tranquilidade. Agora com mais testes podemos monitorar a disseminação do vírus na cidade, isolar os confirmados e quem convive com eles", disse. 

O diagnóstico da Vigilância Epidemiológica demonstrou que do total de casos confirmados, em 64,3% (126) a infecção foi diagnosticada através de um exame laboratorial chamado PCR (polymerase chain reaction), e o restante através da realização de testes rápidos.

Até o momento, Bento já aplicou 800 testes, entre PCR e testes rápidos. 

Bento Gonçalves hoje tem 196 pacientes confirmados com a doença, sendo 101 já com cura clínica e 03 óbitos.