Mais de 100 pacientes foram atendidos nos novos leitos de isolamento da UPA 24h

Desde o início do mês de maio, Bento Gonçalves está contando com 40 leitos de isolamento no Complexo Hospitalar de Saúde, montados de forma emergencial para atender pacientes da COVID-19. A obra foi realizada através de uma parceria entre a prefeitura de Bento Gonçalves e sociedade Civil, representada pelo Centro da Indústria e Comércio e Serviços (CIC-BG), ASCON Vinhedos, demais entidades e voluntários. Até o momento, mais de 100 pacientes já foram atendidos no espaço. Nesta quarta-feira, 29/07, 11 pacientes estão internados no local, entre COVID-19 e demais enfermidades. 

De acordo com o coordenador da UPA 24h, Amauri Vargas, a maior parte dos leitos está destinada às áreas de isolamento, tendo em vista que a demanda de atendimento para a COVID-19 tem sido maior. "Nos últimos dias estávamos com cerca de 18 leitos exclusivos para a COVID ocupados. Mas temos leitos de áreas não contaminadas nos estáveis e na área vermelha não COVID. No geral, temos recebido, em média, de 8 a 9 pacientes com outras enfermidades", revela. 

Além dos 40 leitos de isolamento, o espaço conota com 8 Mini UTIs e 20 respiradores. "Um espaço extremamente importante que possibilita o atendimento imediato do paciente, com necessidade de observação aqui na UPA", destaca o coordenador médico da secretaria da saúde, Marco A. Ebert.


 

A ala de mini UTIs recebe pacientes considerados instáveis, que precisam de um atendimento urgente. Dessa forma, ficam preparados caso precisem ser transferidos para a UTI do Tacchini ou de algum outro hospital com leitos disponíveis. Para o isolamento, estão sendo encaminhados os pacientes estáveis, sem necessidade de UTI.

Atendimento fast track

O primeiro atendimento dos pacientes é realizado no ambulatório de Campanha, em frente à UPA. De acordo com a secretaria de saúde, o local conta com estrutura para o frio e espaço isolado para atender os pacientes com suspeita.


Foto: Eduarda Bucco
 

Tratamento precoce

O protocolo para tratamento precoce da COVID-19 já está em andamento no Município. A ação é realizada mediante disponibilização de medicamentos indicados de acordo com avaliação médica. Até o momento, 266 kits já foram distribuídos. 

Os medicamentos são disponibilizados exclusivamente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), no bairro Botafogo.

São disponibilizados os kits com ivermectina, zinco, vitaminas C e D, e azitromicina. Já a hidroxicloroquina é disponibilizada somente em casos receitados pelo médico, e com exames específicos para administração do medicamento.

Em todos casos a prescrição é realizada pelo médico, considerando a gravidade e o tempo de infecção do paciente. O paciente que estiver com sintomas mais leves deve cumprir os 14 dias de isolamento e será monitorado pela Central de Atendimento ao Coronavírus.

Foto: Divulgação

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também