Mais de 12 toneladas de alimentos e produtos impróprios para consumo são apreendidos

Ação ocorreu em São Gabriel, entre os dias 17 e 19 de outubro

Foto: Polícia Civil

Compondo a Força-Tarefa Segurança Alimentar, a Polícia Civil participou da fiscalização de 17 estabelecimentos comercias, em São Gabriel, entre os dias 17 e 19 de outubro.

A ação resultou na apreensão de mais de 12,5 toneladas de alimentos e produtos impróprios ao consumo humano. A maioria dos produtos cárneos foram doados para dois zoológicos da região.

  • Ótica Debianchi
  • Vinícola Garibaldi

A quase totalidade dos estabelecimentos fiscalizados foi autuada, tendo sido também interditada a padaria e/ou açougue de alguns locais.

  • Vinícola Garibaldi

Conforme autos expedidos durante a ação, estão entre as diversas irregularidades observadas: péssimas condições de higiene nas instalações, carnes e produtos sem procedência comprovada, vencidos, com rotulagem incorreta e/ou armazenados em temperatura inadequada, carnes com alteração no cheiro, cor e textura.

O proprietário de um dos estabelecimentos fiscalizados foi autuado em flagrante por agentes da polícia civil, por esconder mais de cinco toneladas de carnes vencidas em um container e tentar ludibriar a fiscalização. Tal estabelecimento já era reincidente em autuações pela Vigilância Sanitária municipal.

As ações já alcançaram mais de 271 cidades gaúchas desde que foram criadas, no ano de 2016. Em 2023, já são mais de 82 toneladas apreendidas em um total de 44 municípios visitados.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também