Mais de 1,5 milhão de pessoas visitaram Bento Gonçalves em 2019

Na semana passada, foram apresentados os resultados da Pesquisa do Fluxo Turístico de Bento Gonçalves, promovida pelo Sebrae, durante a live “Quartas do Turismo”. Os dados foram repassados pelo gestor de Projetos de Turismo Serra Gaúcha da entidade, Emerson Bittencourt Monteiro.
De acordo com a pesquisa, em 2019 foram registrados 5.601.414 visitantes em Bento Gonçalves – contabilizando aqueles que vieram ao município mais de uma vez. Aplicando o filtro de visitantes únicos, 1.538.267 pessoas passaram pela cidade no período. 

Dados do perfil dos visitantes apontam que 83,7% são provenientes de quatro estados: Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP) e Paraná (PR). Já a maior concentração de turistas de fora do RS está em cinco estados: Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Outro dado é que 58,4% do total de turistas são do próprio estado. As principais cidades emissoras são Porto Alegre e Caxias do Sul, que juntas somam 54,5%. Além disso, do total de visitantes, 72,2% são de cidades de até 500 km de distância.

A pesquisa ainda demonstrou que 74% dos turistas visitam mais de duas cidades. Em média, 85% permanecem de 1 a 3 dias no município. Os dados revelam ainda que 51,4% dos visitantes são homens e 48,6% são mulheres. Em relação à faixa etária, 57% dos turistas têm até 40 anos.
O mapeamento turístico foi realizado utilizando tecnologias de Big Data, através do produto Luca Tourism, para análise dos públicos nos municípios selecionados no Rio Grande do Sul. O objetivo foi identificar o volume, perfil e padrão de comportamento de turistas, permitindo a realização de uma segmentação adequada e campanhas dirigidas ao perfil.

Os registros são captados por antenas, conforme utilização dos celulares, de forma a identificar a mobilidade das pessoas. De acordo com a prefeitura, as informações fornecidas são anônimas e sigilosas. Para o desenvolvimento do estudo, foi estabelecida a exclusão de moradores locais e dos municípios próximos em um raio de 50 km.