• Vinícola Garibaldi
  • Envase
  • Naturepet Pharma
  • Ótica Debianchi Lente em Dobro

Mais de 1,7 milhão de veículos com IPVA 2024 pago no Rio Grande do Sul

  • Posto Ravanello
  • Envase
  • Debianchi
  • Vinícola Garibaldi
  • Naturepet Pharma

Na região de Caxias do Sul, que conta com 52 municípios (incluindo Bento Gonçalves), 240,7 mil veículos já estão com o imposto em dia

Foto: Freepik

O Rio Grande do Sul já contabiliza 1,7 milhão de veículos com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024 quitado. Esse número equivale a 45,3% da frota tributável – ou seja, que efetivamente paga imposto –, que é de 3,8 milhões de automóveis. Os dados foram contabilizados pela Receita Estadual até 29 de fevereiro. Até o fim de janeiro, o índice de veículos com o imposto pago estava em 40,7%.

Até o momento, ingressaram nos cofres gaúchos R$ 2,6 bilhões, o que corresponde a 52,31% da expectativa de arrecadação. Esse valor é a soma do pagamento antecipado à vista e da quitação das duas primeiras parcelas do imposto, no caso de quem optou pelo fracionamento. Os recursos do IPVA são repartidos igualmente entre Estado e municípios, depois de descontados os 20% referentes ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A região que registra o maior percentual de veículos com o IPVA 2024 pago é a de Lajeado, que abarca 42 municípios. Forquetinha, no Vale do Taquari, tem o melhor resultado entre as 497 cidades gaúchas. A região com o menor índice é a de Canoas. Na região de Caxias do Sul, que conta com 52 municípios (incluindo Bento Gonçalves), 240,7 mil veículos já estão com o imposto em dia, o que corresponde a 52,98% do total. Nova Roma do Sul lidera a lista, com 72,01%. A seguir, estão Coronel Pilar, Nova Pádua, Fagundes Varela e Santa Tereza.

No mês de março, o desconto é de 1% no pagamento do IPVA, tanto para a quitação integral quanto para a parcela. A redução máxima no mês pode chegar a 20,8%, considerando os descontos de Bom Motorista e de Bom Cidadão. O prazo para aderir ao parcelamento já terminou. A data de vencimento por placa se encerra em abril.

Para pagar, é preciso apresentar o código Renavam e a placa do carro nos bancos da rede credenciada: Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil e lotéricas da Caixa Econômica Federal. Também há a opção de pagamento por Pix em mais de 760 instituições – temporariamente, o QR Code só pode ser gerado no site do DetranRS. Junto ao IPVA, é possível quitar a taxa de licenciamento e as multas de trânsito.