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Mais de 30 famílias sofrem com falta d’água constante no interior de Bento

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Moradores da linha Veríssimo de Matos, em Tuiuty, estão enfrentando oscilações desde novembro, com registros de cerca de 20 dias corridos com falta d’água

Foto: Eduarda Bucco/SERRANOSSA

A falta d’água tem sido um problema recorrente enfrentado por mais de 30 famílias na linha Veríssimo de Matos, interior de Bento Gonçalves. No local, apenas um reservatório antigo da Corsan é responsável pelo abastecimento da comunidade, assim como de outras localidades como Passo Velho, Linha Ferri, Linha Demari e KM2. No mês de dezembro do ano passado, foram cerca de 20 dias com oscilações. “Vinha 15 minutos, no máximo uma hora, e depois terminava de novo”, comenta o morador da linha Viríssimo de Matos, Michael da Rocha.

Michael reside há cerca de quatro anos na localidade e, desde então, afirma que vem presenciando a falta d’água no local. Entretanto, a situação tem se agravado nos últimos anos, com o aumento de residentes no local. “Já nos reunimos com a Corsan, fizemos abaixo-assinado, registamos dezenas de protocolos e até agora nada”, continua.

Diante da situação, o subprefeito de Tuiuty, Tiago Coser, entrou em contato com o jornal SERRANOSSA para denunciar o problema na imprensa local. “Quando chega a água, ela vem com ar nos canos e eles acabam estourando. Sem contar que o relógio continua andando. A conta vem igual”, ressalta.

Conforme as famílias, nos últimos meses a água tem voltado durante a madrugada, sendo possível encher rapidamente as caixas para garantir o mínimo para a sobrevivência dos moradores. Mesmo assim, não é suficiente para as necessidades do dia.

Foto: Eduarda Bucco/SERRANOSSA

Em reunião com a Corsan, o gerente de Bento Marciano Dal Pizzol garantiu que a empresa vem atuando na resolução do problema a partir do projeto de instalação de dois novos reservatórios no local. “O reservatório em Tuiuty é antigo, ainda de quando a prefeitura e a comunidade faziam o abastecimento. A comunidade foi crescendo e se tornou insuficiente”, explica. “Já temos toda a base pronta para a instalação desses novos reservatórios, que passariam a ter uma capacidade 10 vezes maior. Mas a informação que tenho é que a Corsan está com ordem de produção emitida, mas a empresa que ganhou o contrato está demorando para entregar [as estruturas]”, revela.

Enquanto isso, para amenizar o problema, a Corsan afirma que está enviando duas cargas de água por dia para o local, por meio de caminhão pipa, além da distribuição usual. “O direcionamento dessa água abrange Tuiuty, Passo Velho, Veríssimo de Matos, Linhas Ferri e Demari e KM2”, afirma Dal Pizzol.

Mesmo assim, os moradores rebatem a informação. Na segunda-feira, 03/01, durante entrevista ao jornal SERRANOSSA, a comunidade estava novamente sem água. “Se veio água aqui, passou direto por nós e a gente não viu”, lamenta Michael.

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