Mais de 50% dos gaúchos devem aproveitar as ofertas da Black Friday 

Após um ano de vendas abaixo do esperado, por conta da pandemia do Coronavírus, os comerciantes estão apostando na Black Friday para aquecer a economia do setor. De acordo com uma pesquisa feita pela Fecomércio-RS, 54,3% dos gaúchos pretendem aproveitar as ofertas da data, sendo que 46% irão aliar os descontos com as compras de Natal. Outra pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), juntamente com o Sindilojas de Gravataí, mostra que 40% dos que pretendem comprar na Black Friday irão investir em peças de vestuários, outros 30% em eletrônicos e 28% em eletrodomésticos. “As pessoas aproveitam a baixa dos valores para negociar ou antecipar as compras do Natal. Essa é a quinta melhor data para as vendas, atrás apenas do Natal, do Dia das Mães, do Dia dos Pais e do Dia das Crianças. Ela ocupa um período que antes ficava ocioso, entre o Dia das Crianças e o Natal”, comenta o presidente do Sindilojas-BG, Daniel Amadio. 

Ainda segundo dados da pesquisa, 44% dos consumidores deverão pagar as compras à vista e 42% a prazo. A expectativa é que a maioria gaste menos que em 2019 e que 70% prefira comprar pela internet. “Na pesquisa nacional sobre a Black Friday, é apontada uma projeção de crescimento de 6% em relação ao ano passado. Essa é a primeira vez em 2020 que uma pesquisa aponta crescimento em vendas”, revela Amadio. “No dia 30 de novembro tem a 1ª parcela do 13º salário, então os clientes aproveitam. E se os lojistas e as redes realmente fortaleceram o desconto, será vantajoso ao consumidor”, complementa. 

Clientes de Bento já estão atentas às promoções


Geana Bender Passaia
 

Clientes de Bento entrevistadas pelo SERRANOSSA revelam que já estão atentas às promoções de produtos como roupas, eletrônicos, produtos de higiene e mercado. Para a auxiliar administrativa Geana Bender Passaia, a Black Friday já está rendendo boas compras. “Já comprei no Andreazza, na farmácia e na Renner. Também já comprei uma máquina de lavar roupas para a minha mãe, pela internet. Ainda estamos olhando os valores das Smart TV. O que surgir de preço bom a gente aproveita, principalmente coisas do dia a dia, como produtos de limpeza e higiene”, comenta. 


Margarete Cenci
 

Na casa da inspetora de cargas Margarete Cenci, todos os anos o mês de novembro é escolhido para fazer compras. Entretanto, neste ano, os produtos escolhidos serão diferentes. “No ano passado eram roupas e calçados. Este ano, como temos bebê, tenho focado em fraldas e calçados para ela”, revela. Assim como a maioria dos brasileiros, ela afirma que precisou economizar devido à redução da renda e a apreensão sobre a retomada da economia. “Deixamos de comprar algumas coisas e esperamos o final do ano justamente pelas promoções. E sempre compramos pela internet, independentemente de pandemia”, diz. 


Isadora Chiminazzo Predebon

Já a psicóloga Isadora Chiminazzo Predebon irá apostar pela primeira vez na Black Friday.  Ao longo do ano, devido à pandemia, ela conta que optou por fazer compras apenas pela internet e que, com o tempo, voltou a se abrir para os serviços locais. Agora, ela está à procura de bons descontos na área dos eletrônicos. “Espero boas oportunidades e descontos reais, para aproveitar e fazer boas compras, de forma justa. Tenho pesquisado bastante, também com ajuda do meu cunhado (ele entende bem sobre o produto que preciso comprar) e este é um comportamento que tenho quando o assunto é um produto mais importante, precisando de qualidade e custo-benefício. Acredito que o segredo é não ser impulsivo e ansioso, até porque nem tudo é tão necessário assim”, finaliza.