Mais de 500 inscritos para circuito de degustação
Depois de atrair mais de 1.200 pessoas em Porto Alegre e São Paulo, respectivamente na segunda, dia 24 e terça-feira, dia 25, o Circuito Brasileiro de Degustação chega ao seu destino final nesta quinta-feira, dia 27, no Rio de Janeiro. Mais de 500 pessoas estão confirmadas para degustar os vinhos e espumantes de as 25 vinícolas brasileiras de quatro estados produtores – Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – a partir das 15h no Salão Marlin Azul do Iate Clube (avenida Pasteur, 333, na Urca).
A proposta de unir os melhores vinhos e espumantes brasileiros em um só lugar é o mote do Circuito Brasileiro de Degustação, que o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) retoma este ano, com patrocínio do Sebrae e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. “O sucesso do evento em Porto Alegre e São Paulo mostra que o consumidor está atendo às melhorias constantes dos rótulos verde-amarelos”, afirma o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani, lembrando que o Circuito não era realizado desde 2005. “A volta, agora, é para ficar, ainda mais com esta intensa procura das pessoas”, destaca.
Diferencial
A novidade desta edição do Circuito será a realização de palestras com degustações temáticas, tendo como condutores os principais jornalistas e críticos de vinhos do Brasil. A sommelier Deise Novakoski, do restaurante Eça, consultora do Zona Sul e colunista do jornal O Globo, conduzirá o tema “A Diversidade dos Vinhos Brasileiros”, às 20h. “A ideia é mostrar a diferença entre os vários terroirs do País”, explica Deise. Os rótulos escolhidos pela sommelier são os seguintes: Syrah safra 211, da Sociedade Vinícola Estrada Real, de Minas Gerais; Syrah safra 2010, da Duccos, de Pernambuco; Sauvignon Blanc safra 2010, da Pericó, de Santa Catarina; Gamay safra 2011, da Salton, Rio Grande do Sul; e Ruby Cabernet safra 2008, da Campos de Cima, Campanha Gaúcha.
O jornalista Marcelo Copello falará, às 16h, sobre “Raridades dos Vinhos do Brasil”. “Quero apresentar vinhos de vinícolas que merecem mais atenção dos consumidores pela qualidade dos produtos elaborados”, diz Copello. Escolhido em 2009 como o mais influente jornalista de vinhos do Brasil pela revista Meininger´s Wine Business International da Alemanha, Copello escolheu os seguintes rótulos para o seu painel: Perini Quatro safra 2008, da Vinícola Perini; Documento Merlot safra 2009, da Dom Cândido; Casa Venturini Chadonnay safra 2010, da Vinícola Góes & Venturini; Tannat safra 2008, da Antônio Dias; e Via 1986 Marselan safra 2009, da Viapiana.
Uma mesa redonda sobre os espumantes brasileiros, que será realizada às 18h, contará com cinco convidados especiais do Rio de Janeiro. O escritor Rogerio Dardeau escolheu o Pizzato Espumante Brut. Pedro Hermeto, do restaurante Aprazível, falará sobre o Cave Marson Vinhos e Espumantes (Champenoise). O jornalista Affonso Nunes vai apresentar uma novidade, o lançamento Dunamis Ar Brut. O blogueiro Claudio Werneck degustará o Aurora 100% Pinot Noir e a blogueira Cacá Azevedo abordará o doce sabor do Monte Paschoal Moscatel.
Degustação de Espumantes – Rio de Janeiro
– Rogerio Dardeau – Pizzato Espumante Brut
– Pedro Hermeto – Cave Marson Vinhos e Espumantes (Champenoise)
– Affonso Nunes – Dunamis Ar Brut
– Claudio Werneck – Aurora 100% Pinot Noir
– Cacá Azevedo – Monte Paschoal Moscatel
Degustação de vinhos tintos e brancos – Rio de Janeiro
Deise Novakoski – “A Diversidade dos Vinhos Brasileiros”
1. Sociedade Vinícola Estrada RealMinas Gerais – Syrah, o único que eles produzem
2. DucosPernambuco – Syrah 2010
3. Vinícola Pericó – Sauvignon Blanc
4. Salton – Gamay 2011
5. Vinícola Campos de Cima – Ruby Cabernet 2008
Marcelo Copello – “Raridades dos Vinhos do Brasil”
1. Perini Quatro, safra 2008 – Vinícola Perini
2. Documento Merlot, safra 2009 – Dom Cândido
3. Casa Venturini Chadonnay, safra 2010 – Vinícola Góes & Venturini
4. Tannat, safra 2008 – Antônio Dias
5. Via 1986 Marselan, safra 2009 – Viapiana
Siga o SerraNossa!
Twitter: http://www.twitter.com/serranossa
Facebook: Jornal SerraNossa