Mais de 500 mil crianças vacinadas contra a pólio
O Rio Grande do Sul é o estado que registrou a maior procura pelas gotinhas no último sábado, dia 13, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde. A marca foi registrada no início da 2ª etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite. Dados do Sistema de Informações do Plano Nacional de Imunizações, atualizados até 9h desta segunda-feira, dia 15, informavam que 510.519 crianças menores de cinco anos já haviam recebido a dose. Isso representa 77,5% da população nesta faixa etária (658.728), enquanto a média no país está em 57%. A vacinação segue até a sexta-feira, dia 19, com o objetivo de alcançar 95% de cobertura.
Somente com esta outra parte da imunização está garantida a proteção contra a pólio, também conhecida por paralisia infantil. Ela é uma doença infectocontagiosa grave. A criança infectada adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores e, em alguns casos, pode levar à morte. A poliomelite é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.
Outra campanha de vacinação foi encerrada neste sábado, dia 13, no Estado. Ao todo, em torno de 775 mil crianças maiores de um ano e menores de sete foram imunizadas contra o sarampo. A marca representa uma cobertura de 96,2%. Neste ano, o Rio Grande do Sul já registrou sete casos confirmados de sarampo. Todos são de pessoas não vacinadas e que tiveram contato com viajantes portadores da doença.
Siga o SerraNossa!
Twitter: http://www.twitter.com/serranossa
Facebook: Jornal SerraNossa
Orkut: http://www.orkut.com.br