Mais de 60 pessoas já foram resgatadas no interior de Bento Gonçalves

As equipes acessaram pontos da Linha Alcântara, Imaculada Conceição, Linha Demari e Veríssimo de Mattos

Mais de 60 pessoas já foram resgatadas no interior de Bento Gonçalves

Na quinta-feira, 02/05, a prefeitura de Bento Gonçalves seguiu com o trabalho de auxílio às famílias atingidas pela forte chuva dos últimos dias. Foram realizadas ações para resgate da população por terra, com ação unificada da Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Guarda Civil Municipal e grupos de Jipeiros.  

As equipes acessaram pontos da Linha Alcântara, Imaculada Conceição, Linha Demari e Veríssimo de Mattos. Foram resgatadas cerca de 60 pessoas, todas encaminhadas ao Salão Nossa Senhora do Rosário, que serve de ponto-base para o trabalho das equipes. No local, as famílias são recebidas pela equipe da Secretaria de Saúde, recebem alimentação, roupas, cobertores, colchões e o necessário para o acolhimento. A equipe de assistentes da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social também realiza o acolhimento das famílias.

As equipes também conseguiram chegar no Salão da Linha Alcântara, que abriga cerca de 80 famílias, que continuam sem acesso. Médicos, bombeiros e equipe estiveram no local levando mantimentos e verificando feridos. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizou 12 atendimentos de pessoas com fraturas e ferimentos causados pelos deslizamentos de terra. Todos foram encaminhados para emergência. 

Durante o dia, também foi recebida a informação do primeiro óbito, no Vale Aurora, após um deslizamento. Equipes também realizam a busca de desaparecidos nos deslizamentos.

Cerca de 400 famílias ainda necessitam resgate. 

O secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, e a equipe do Governo do Estado seguiram com o gabinete avançado instalado na cidade.

Para está sexta-feira, 03/05, o prefeito Diogo Siqueira destacou que será intensificado o trabalho de acesso por terra às famílias. “Iniciaremos cedo com uma força tarefa para envio de equipes para diversos pontos por terra para que possamos encontrar caminhos para a retirada de todos, auxiliar feridos e encontrar desaparecidos”, disse.

Mais de 60 pessoas já foram resgatadas no interior de Bento Gonçalves

Barragem Arroio Barracão

Em Bento Gonçalves foi constatada a erosão da margem direita da Barragem Arroio Barracão. Nesta região, a Corsan está alertando e apoiando a remoção de 50 famílias de Balneário São Bento, estrada Barracão, Vilarejo de Integração Anjos Unidos e localidade de São Pedro.

A Companhia emitiu a mesma declaração para a barragem São Miguel, localizada junto ao Arroio Burati, também em Bento Gonçalves, por conta de uma movimentação da encosta ao lado da barragem, onde há risco de extravasamento das águas do reservatório.

Equipes da empresa, em alinhamento com Defesa Civil, Prefeitura e Secretaria Estadual do Meio Ambiente, trabalharam na evacuação completa e isolamento dos arredores, com a retirada de 170 famílias do Vilarejo de Integração Anjos Unidos, Club São Bento e Comunidade Espírito Santo (Pinto Bandeira).

14 de julho 

A barragem 14 de Julho, localizada entre os municípios de Cotiporã e Bento Gonçalves, colapsou por conta da chuva. 

Ações em andamento 

  • As aulas foram suspensas nesta sexta-feira, 03/05, no município;
  • Em virtude da instabilidade dos serviços de telecomunicações no Estado devido as fortes chuvas, a rede de telefonia da Prefeitura está fora do ar, incluindo 153 e 192. Emergências podem ser comunicada no aplicativo do SAMU, com a Defesa Civil pelo 99129-0602 ou pelo Corpo de Bombeiros, através do número 99222-0944.

A  população, em geral, pode auxiliar os abrigados realizando a doação dos seguintes mantimentos: itens de higiene e limpeza, incluindo papel toalha e higiênico, colchões e cobertores, alimentos não perecíveis, água, sucos e refrigerantes, roupas e calçados.

As doações devem ser feitas no Almoxarifado Central da Secretaria de Finanças (Sefin), localizado na Rua Arthur Schilchting, 231, no bairro Jardim Glória. A entrega pode ser feita ao longo da semana das 9h às 16h. 

A Secretaria da Saúde solicita que a população procure a UPA 24 Horas e o PA Zona Norte apenas em caso de emergência e urgência, em virtude do atendimento aos feridos.