Mais de 900 vagas foram ofertadas em três edições do Mutirão do Trabalho

Em torno de duas mil pessoas passaram pelas três edições, a fim de buscar uma oportunidade de emprego nas mais de 60 empresas participantes dos eventos

Foto: Divulgação/Prefeitura de Bento

No último fim de semana, a prefeitura de Bento realizou a terceira edição do Mutirão Trabalho Para Todos, desta vez no bairro Vila Nova. Nas duas primeiras edições, o evento ocorreu no Centro, organizado pelo gabinete da primeira-dama e pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes). Somando as três edições, a prefeitura estima que foram ofertadas mais de 900 vagas nos mais diversos segmentos. Em torno de duas mil pessoas passaram pelos mutirões em busca de uma oportunidade de emprego nas mais de 60 empresas participantes. Além disso, foram confeccionados currículos pela equipe da Acessuas Trabalho e ofertados cursos profissionalizantes para os interessados.

Conforme a secretária de Desenvolvimento Econômico, Milena Bassani, a iniciativa de promover mutirões surgiu por meio de conversas com empresários em busca de mão de obra e moradores em busca de emprego. Ao longo do último ano, o SERRANOSSA fez ao menos duas reportagens especiais acerca da falta de mão de obra, relatada por empresários locais. “As duas partes comentavam sobre a dificuldade que enfrentavam. Por isso se pensou em alguma ação que pudesse aproximar ambas”, conta Milena.

Após duas edições no centro da cidade, na Via Del Vino, o Poder Público decidiu descentralizar os mutirões, levando a terceira edição para o bairro Vila Nova. O objetivo é oportunizar uma aproximação das pessoas com as empresas, e vice-versa. “Aproximar o RH da empresa dos possíveis candidatos dispostos a preencherem seus quadros de funcionários”, comenta a secretária. Conforme a prefeitura, o intuito é promover cerca de quatro mutirões anuais, em diferentes bairros do município.

Dados mais recentes do Boletim Emprego (OECON-CICBG) apontam que, em fevereiro, foram gerados 140 postos de trabalho, representando o 10º melhor desempenho do RS no acumulado de 2022. No acumulado do ano já são 739 empregos e 1.618 se considerado o acumulado de 12 meses. Ainda conforme o boletim, o saldo positivo de fevereiro se deu, principalmente, devido ao setor de serviços (+167) e de construção (+42). Comércio ficou com o saldo zero e Indústria saldo de -69. Quanto aos MEIs, fevereiro apresentou saldo de +144. No acumulado dos 12 meses, o somatório foi de 1.591.

“A taxa de desemprego [em Bento] é baixa e vem reduzindo significativamente nos últimos anos. As dificuldades são diferentes e específicas para cada segmento, pois umas exigem qualificação em determinados setores”, comenta a secretária.

Resultados positivos

E o principal objetivo dos mutirões tem sido concretizado para diversos moradores e empresários. A rede Laghetto Hotéis esteve participando das duas últimas edições e já efetivou contratações. Na segunda edição foram contratadas duas camareiras para os hotéis, além de terem sido selecionados diversos currículos de menor aprendiz. Já na terceira edição foram ofertadas vagas de recepcionista, mensageiro, camareira e auxiliar de limpeza. “Coletei os currículos e, no máximo na próxima semana, já estarei selecionando alguns para conversar”, revela a analista de RH Gabriela Lopes Misturini, responsável pelas contratações no Laghetto Bento.

Em sua opinião, a ação nos bairros será mais produtiva, tendo em vista a maior adesão constatada no mutirão no Vila Nova. “As pessoas puderam conversar com a gente, entender um pouco mais do nosso trabalho. E pretendemos participar de várias outras edições”, adianta.

Na De Toni Componentes o saldo também foi positivo. A empresa participou de duas ações e conseguiu realizar a contratação de um novo funcionário logo na primeira participação no mutirão. As vagas ofertadas pela empresa são de operador de máquina perfiladeira; operador de máquina conformadora e assistente comercial.

Erick Vieira foi contratado pela De Toni Componentes. Foto: arquivo pessoal

O contratado pela De Toni Erick Vieira conta que soube do mutirão por meio do SERRANOSSA e decidiu ir ao evento procurar uma vaga. “Vi o pessoal da De Toni e como eu já conhecia a empresa externamente, decidi preencher um currículo. Eles foram muito atenciosos e sanaram todas as dúvidas que eu tinha. Depois disso, sem muita demora, fui chamado para uma entrevista e contratado. Estou com eles até hoje e vejo que escolhi a empresa certa”, relata.

No stand do Hospital Tacchini, o número de currículos recebidos passou de 150 na segunda edição, no Centro, e 27 no último evento, no Vila Nova. Desses, diversos candidatos foram chamados para realizar entrevistas, mas os dados sobre as contratações efetivadas não foram repassados ao SERRANOSSA.

“O mutirão tem se mostrado uma excelente ferramenta para oportunizar o primeiro emprego e também novas oportunidades de trabalho para quem precisa. É uma parceria entre o setor público e privado, em benefício ao cidadão”, ressalta o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira.

Outras ações

Além dos mutirões, a prefeitura de Bento Gonçalves tem promovido outras iniciativas para facilitar o ingresso ou a reinserção dos cidadãos no mercado de trabalho. Entre essas iniciativas está o Balcão de Oportunidades, uma plataforma on-line de oferta de vagas.

“É um serviço que poupa o tempo de quem busca trabalho, facilitando o acesso às oportunidades e agiliza a seleção das empresas, que recebem candidatos conforme suas necessidades. Além de oferecer informações atualizadas sobre vagas disponíveis aos candidatos, atende às demandas de mão de obra dos empregadores”, comenta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Milena Bassani. Os interessados devem acessar o site https://bentogoncalves.atende.net/cidadao/pagina/balcao-de-oportunidades e preencher o formulário, indicando para qual vaga desejam se cadastrar. As informações são recebidas pela equipe da secretaria de Desenvolvimento Econômico e encaminhadas para as empresas parceiras que estão oferecendo as vagas.

Já o Balcão do Primeiro Emprego é destinado a jovens que buscam a primeira qualificação profissional. O site é o https://bentogoncalves.atende.net/cidadao/pagina/balcao-do-primeiro-emprego.

Você pode gostar também