Mais eventos para Bento Gonçalves

Bento Gonçalves está se firmando como um dos principais destinos para eventos do Rio Grande do Sul. A cidade, que possui uma ampla estrutura de atendimento para sediar qualquer tipo de evento, passou de sete médios e grandes eventos em 2002 para mais de 50 este ano, um incremento de mais de 600% no calendário empresarial. Incluindo os eventos de pequeno porte com até 100 participantes o número sobe para mais de 400 eventos. O panorama vem sendo comemorado pelo Bento Convention Bureau (BCB) que vem atuando intensamente na captação de eventos com a confirmação de promoções até 2014.

Um dos mais importantes eventos captados pelo Bento Convention Bureau e que terá a gestão partilhada com a Secretaria de Turismo é a Conferência Mundial das Cidades Irmãs 2013, que deverá reunir cerca de 15 mil pessoas. Dirigida para a iniciativa pública e privada, gestores públicos, empresários, mestres, acadêmicos e sociedade em geral, a conferência será lançada em Gramado no mês de novembro, onde estará acontecendo à edição 2011 do evento. Ainda para 2013 está prevista a realização da 3ª Avisulat, evento em tratativas avançadas.

O esforço do Bento Convention Bureau em atrair eventos para Bento Gonçalves já confirma promoções para 2014, a maioria delas, ligadas a Copa do Mundo. Este ano, além de apoiar dezenas de eventos, a entidade também atuou na captação e apoio na realização de eventos como TEDx Vale dos Vinhedos, 5º Seminário de Gestão de Pessoas, 44º Congresso Brasileiro de Fitopatologia e o IX Congresso da Visão Celular no Modelo dos Doze.

Com o aumento do número de eventos, aumenta também a necessidade de profissionalização do trade. Neste sentido, o Bento Convention Bureau vem realizando cursos e palestras profissionalizantes com o propósito de qualificar os profissionais que atuam no setor. “O volume de eventos de negócios na cidade cresceu consideravelmente. Estamos atentos a esta mudança e, por isso, planejamos diversas ações de qualificação durante o ano”, destaca o presidente do BCB, Gilberto Durante.

O que faz a diferença

Entre os argumentos utilizados pelo BCB nas ações de captação estão os diferenciais do município em relação a atrativos culturais e enogastronômicos. A cidade se distingue por oferecer seis rotas turísticas com destaque para o enoturismo, enaltecido pela presença de 70 vinícolas. Quem nunca ouviu falar no Vale dos Vinhedos, nos Caminhos de Pedra, nos Vinhos de Montanha, no Vale do Rio das Antas, na Rota das Cantinas Históricas ou ainda no Tour Via Del Vino? Pois é, estes seis roteiros fazem parte dos atrativos turísticos de Bento Gonçalves, diferenciando a cidade do restante do Brasil e fortalecendo sua condição de destino turístico, tanto para o segmento de lazer quanto para o de negócios.

Essa riqueza cultural é complementada por uma diversificada estrutura de atendimento. Hoje são 2.833 leitos oferecidos por 28 hotéis e pousadas, um incremento de 63% na capacidade hoteleira existente em 2002 quando era de 1.740. Paralelo a isso tudo, o BCB também desenvolveu ferramentas essenciais para este trabalho, entre elas a implantação de um site, o desenvolvimento de um book para captação, folders institucionais, parcerias, ampliação da rede de associados e implantação da room tax que auxilia na sustentabilidade da entidade.

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa