Mais Médicos: Bento recebe médica cubana

Bento Gonçalves recebeu na última quinta-feira, dia 17, a médica cubana Caridad Lisete Hernandez, do Programa Mais Médicos, do governo federal. Ela irá substituir o cubano Luis Enrique Rodriguez Rodriguez, que deixou a cidade em fevereiro em virtude da dificuldade de adaptação à língua portuguesa.

A médica trabalhava na Venezuela há 10 anos e chegou há um mês no Brasil. É especialista em clínica geral, com mestrado na área de geriatria. “Fui chamada a ajudar a população do Brasil e aceitei. O Brasil é um país de muita diversidade e de cultura, muito rico, mas que necessitava de médicos da atenção básica e por isso aqui estamos”, explicou Caridad. Ela foi recepcionada no Salão Nobre da prefeitura pelo prefeito em exercício, Mario Gabardo, e pelo secretário de Saúde, Roberto Miele. “Esta é uma profissional que tem uma especialidade médica em cima daquilo que estamos procurando para as nossas unidades de saúde, que é o médico generalista, que vai se relacionar diretamente com o paciente”, comentou Miele.

Antes de iniciar o trabalho, a médica passará por um período de adaptação. A definição do local em que ela atuará deve ocorrer nos próximos dias. A prefeitura confirmou que será em uma das Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

O secretário de Saúde destaca ainda que o município está na expectativa de receber outros quatro médicos cubanos dentro do mesmo programa. “Com a vinda de mais profissionais, conseguiremos manter um atendimento de turno integral em todas unidades, o que é importante para manter vínculo da comunidade com o profissional”, complementa.

Este é o quatro ciclo do Programa Mais Médicos. Nesta semana os profissionais que atuarão no Rio Grande do Sul passaram por um acolhimento em Porto Alegre. Serão 422 novos médicos em 207 municípios gaúchos. O município já conta com uma médica do programa, a bento-gonçalvense Caroline Bozzetto Ambrosi, que atua na ESF do Zatt. 

As informações são da prefeitura de Bento Gonçalves.

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.