‘Mais uma vez chega atrasado’, declara Leite sobre ação de Bolsonaro no STF

Por meio de suas redes sociais, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, deu uma resposta ao presidente Jair Bolsonaro sobre a ação movida no Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo de Bolsonaro é derrubar os decretos do governo do Rio Grande do Sul sobre as restrições de atividades do modelo de distanciamento controlado. Também foram questionados os decretos da Bahia e do Distrito Federal. 

Em vídeo, Leite afirmou que Bolsonaro estaria chegando "atrasado" em sua ação no STF, tendo em vista que o decreto atual perde vigor no domingo, 21/03. "Na segunda [22/03] outras normas entrarão em vigor", pontuou o governador. Leite ainda ressaltou que a lei federal que trata sobre a COVID-19 atribui competência aos estados e municípios para estabelecerem o que é essencial. 

"O presidente, que já atrasou o país na compra de vacinas, agora chega atrasado na ação no STF contra o nosso decreto com as restrições para o enfrentamento à pandemia. Nossa energia não está direcionada para o confronto, mas sim para salvar vidas e superar esse grave momento", declarou.