Mamografias poderão ser realizadas sem custos pelo IPE Saúde em outubro

Conforme anúncio feito pelo governador Eduardo Leite, na terça-feira (06/10), em alusão à campanha do Outubro Rosa, seguradas do IPE Saúde com idade entre 40 e 75 anos terão isenção na coparticipação do exame preventivo de mamografia em qualquer clínica de imagem credenciada no período de 15 a 31 de outubro. 

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer, no Rio Grande do Sul, 5.210 novos casos da doença devem ser registrados até o fim deste ano. Porto Alegre é a capital brasileira com maior incidência, com 147 a cada 100 mil. A descoberta prévia da doença tem um papel fundamental na redução do problema, visto que a identificação em exame precoce indica chances de 95% de cura.

A adesão a exames preventivos tem sido um desafio: há redução média de 1% ao ano na realização do exame de mamografia. Com a pandemia da Covid-19, esta realidade se agravou: comparado ao ano de 2019, a queda na procura do serviço chegou a 36%.

Conforme levantamento realizado pelo IPE Saúde, de 2017 a 2019, houve redução de 2.889 exames de mamografia. No mesmo período, se observou crescimento de 4.595 casos de câncer de mama entre as usuárias do sistema de assistência estadual. Os dados enfatizam a importância da ação, como ressalta a gerente de Prevenção e Promoção em Saúde do IPE Saúde, Sâmara Aguiar. “A ideia é incentivar o rastreamento prévio adequado do câncer, pois a detecção do tumor em fase inicial pode oferecer a possibilidade de cura e uso de tratamentos menos agressivos”, afirma.

Para quem se enquadra nos critérios elencados (idade entre 40 e 75 anos), basta procurar os serviços da rede IPE Saúde com a devida requisição feita por um médico credenciado e realizar o exame preventivo de mamografia entre os dias 15 e 31 de outubro – a isenção é garantida automaticamente.

De acordo com o presidente do instituto, Marcus Vinícius Vieira de Almeida, a iniciativa, além de salvar vidas, afiança a manutenção do sistema de saúde, que ano após ano tem sido fortemente impactada pela doença. Somente em 2019, o IPE Saúde investiu cerca de R$ 140 milhões em tratamentos, crescimento de 19,65% se comparado a 2018.

O câncer de mama é responsável por 5,8% de todas as despesas do sistema de assistência estadual. A prevenção por meio de exames de mamografia custou ao instituto, no ano passado, R$ 9,6 milhões. "Estimular a realização de exames preventivos é um dever de qualquer gestão responsável em um organismo de assistência à saúde, tanto pelas milhares de vidas que podemos preservar como pela sustentabilidade dos sistemas. A campanha do Outubro Rosa precisa ser levada a sério. Um simples exame pode fazer toda a diferença”, acrescenta.