Manual de instrução das rotatórias

Como toda mudança de trânsito, a instalação recente de duas novas rotatórias em Bento Gonçalves provocou diversas reclamações entre os motoristas. Muitos não entendem o porquê deste tipo de intervenção e acreditam que as rótulas só tornaram ainda pior o já complicado trânsito da cidade. Entretanto, o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Pedro Soliman, defende a presença desta sinalização e explica que, se bem utilizada, serve para regrar o trânsito e diminuir a velocidade dos veículos.

Em poucos minutos de observação é possível constatar que os motoristas não sabem utilizar corretamente as rotatórias. No cruzamento das ruas Guilherme Fasolo, Arlindo Fasolo e Naracy Toreson, mesmo com a placa de “Pare” fixada em cada um dos três acessos da rótula, os motoristas não respeitam a sinalização. Os veículos que trafegam em alta velocidade entram na rotatória sem se importar se já há outros condutores fazendo o giro. Em outros casos, quando há maior fluxo de veículos, os motoristas ficam parados nos três acessos sem saber o que fazer, o que acaba atravancando o trânsito. Confira no quadro a orientação do DMT para o correto uso da estrutura.

Por que rotatórias?

O sistema funciona bem em algumas cidades, mas em Bento Gonçalves os motoristas ainda não estão familiarizados com as rotatórias. De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Pedro Soliman, rótulas são sinalizações baratas para redução de velocidade e regramento do trânsito. “Controladores de velocidade e semáforos são instrumentos bem mais caros”, compara. “Em Gramado há poucas sinaleiras e muitas rotatórias. Lá os motoristas sabem utilizar e elas não causam problemas no trânsito”, complementa.

Saiba mais: Em fevereiro foi implantada rotatória na avenida Osvaldo Aranha defronte à travessa Guaíba, no bairro Cidade Alta. Na semana passada foi a vez do cruzamento das ruas Guilherme Fasolo, Arlindo Fasolo e Naracy Toreson receber a intervenção. O DMT anunciou ainda a instalação de mais uma rotatória entre as ruas Herny Hugo Dreher e Presidente Costa e Silva, no bairro Planalto. A expectativa é de que seja instalada apenas no final do mês.

Instruções

Segundo Soliman, a preferência de circulação na rotatória é sempre de quem já está fazendo o giro. Com isso, os motoristas que trefegam no sentido inverso ao do carro que está utilizando a rótula devem esperar para iniciar a conversão. “Não há um acesso que seja principal”, explica. Quando houver carros parados nos três acessos, a preferencial vai ser do veículo que iniciar primeiro a fazer o giro. “A maioria dos condutores não sabe utilizar a rotatória e por isso fala mal. Acredito que vai mais uns 15 dias para todos se acostumarem a usar”, comenta. 

 

Reportagem: Carina Furlanetto

 

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