Maratona do Vinho atrai turistas à região

Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul compõem o percurso da segunda edição da Maratona do Vinho, que ocorre neste domingo, dia 8. Mais do que esporte, a prova visa promover o turismo, cultura e gastronomia da região.

De oficial, a Maratona do Vinho tem apenas a distância: 42.195km. A organização preparou uma série de atrações pouco convencionais em maratonas, entre elas, a premiação. Os vencedores não receberão troféu, medalha ou dinheiro, mas sim uma porcentagem do seu peso corporal em vinho da Vinícola Lidio Carraro: 10%, 5% e 3% para os três primeiros colocados, respectivamente. Outra particularidade do evento é o “Vino Stop”, área onde os atletas farão a troca do bastão do revezamento e poderão relaxar com degustação de uva, suco, vinho, pão, queijo e salame produzidos na região.

O percurso passará por alguns dos principais pontos turísticos da região, como o Vale dos Vinhedos e Estrada do Sabor e vinícolas de Monte Belo. Tanto a largada, a partir das 7h, como a chegada, ocorrerão no Morro da Antena, no Vale dos Vinhedos. “É um evento que mostrará várias facetas da nossa região, o esporte, o lazer, a cultura, o turismo. O turista vai ver como se faz o vinho, vai visitar as cantinas, os hotéis, vai correr no meio dos parreirais. Os primeiros e os últimos 500 metros serão percorridos embaixo das parreiras, em um túnel com as uvas maduras. Não é uma prova com caráter técnico, mas sim turístico, voltada ao lazer, alegria, diversão e que destacará a cultura de Bento, Garibaldi, Monte Belo e da Serra Gaúcha”, destaca o diretor da prova, Gregório Lavandoski.

A uva e o vinho farão parte não apenas do cenário, como também da própria prova, com atletas caracterizados. Os participantes com as melhores fantasias relacionadas ao tema serão premiados com cestas de produtos coloniais.

As inscrições encerraram na ultima segunda-feira, dia 2, e a estimativa é que a prova reúna cerca de 250 participantes. Dentre os quais, cerca de 50%, segundo a organização, são turistas oriundos de estados como Santa Catarina, Paraná e São Paulo e até do Uruguai. O trajeto poderá ser percorrido individualmente, em duplas, quartetos ou octetos.

A primeira edição da Maratona do Vinho foi realizada em 2007 e, na época, o evento promovido em parceria com a Fenavinho ficou marcado por ser a primeira maratona em uma cidade do interior do Brasil. Conforme Lavandoski, a ideia, a partir de agora, é promover a Maratona do Vinho anualmente, sempre na época da colheita da uva. “O objetivo e que ela seja parte do calendário das festividades da colheita”, conta. 

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

Instagram: @serranossa

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.