Marrocos, Espanha e Portugal irão sediar a Copa do Mundo de 2030
Uruguai, Argentina e Paraguai irão receber os primeiros jogos da competição, que completa 100 anos em 2030
Marrocos, Espanha e Portugal vão sediar a Copa do Mundo de 2030, enquanto Uruguai, Argentina e Paraguai serão os anfitriões dos três primeiros jogos da competição para marcar o centenário do torneio, informou a Fifa nesta quarta-feira, 04/10.
“O Conselho da Fifa concordou por unanimidade que a candidatura única de Marrocos, Portugal e Espanha sediará o evento em 2030 e (suas seleções) se classificarão automaticamente, a partir da atribuição de vagas existentes”, afirmou a Fifa em comunicado.
“Além disso, tendo em conta o contexto histórico da primeira Copa do Mundo da Fifa (no Uruguai), o Conselho da Fifa concordou por unanimidade em sediar uma cerimônia única de celebração do centenário na capital do país, Montevidéu, bem como três jogos da Copa do Mundo no Uruguai, Argentina e Paraguai, respectivamente“, completa o comunicado.
Mais cedo, o anúncio já havia sido antecipado pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.
“A Copa do Mundo Centenária 2030 começa onde tudo começou. Uruguai, Argentina e Paraguai sediarão as partidas de abertura do #MundialCentenario!”, escreveu Domínguez na rede social X, antigo Twitter, sem dar mais explicações.
O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, disse que a partida de abertura do torneio será no estádio Centenário, em Montevidéu, onde aconteceu a primeira Copa do Mundo da história, em 1930. “100 anos depois, o Uruguai e o nosso Centenário estarão no centro das atenções do mundo para vivenciar a abertura do #MundialCentenario 2030. Este reconhecimento faz Justiça aos pioneiros que construíram a história do futebol!”, afirmou ele, também no X.
Por sua vez, a Associação de Futebol Argentino (AFA) disse que a seleção do país, campeã mundial em 2022, “disputará o primeiro jogo da fase de grupos do Mundial de 2030 em casa e com o seu povo”.