Mau tempo: RGE alerta para risco de temporais com granizo no Rio Grande do Sul
A Rio Grande Energia (RGE) alerta a comunidade para a previsão de temporais no Rio Grande do Sul a partir desta quinta-feira (9). De acordo com acompanhamento climático contratado pela concessionária, há previsão de um expressivo volume de chuvas, incidência de granizo e rajadas de vento com velocidade superior a 80 Km/h.
A configuração para esse cenário adverso tem origem em uma frente fria que chega ao estado na quinta e encontra a massa de ar quente que está estacionada sobre o Rio Grande do Sul. A previsão é de que os temporais, ao longo do dia, atinjam as fronteiras Norte e Sul do Estado e as regiões de Santa Rosa e Santo Ângelo.
Se o prognóstico se confirmar, o alerta para temporais é mantido para a sexta-feira. Com objetivo de manter a qualidade do fornecimento de energia aos seus clientes, a RGE estará mobilizada para atender às possíveis ocorrências e restabelecer o serviço o mais breve possível.
Por causa do grande volume de ocorrências, o Call Center (0800 970 0900) pode passar por congestionamento em determinados momentos. Por isso, os consumidores podem informar problemas de falta de energia pela internet (www.rge-rs.com.br), SMS Center (basta enviar a palavra LUZ e o código da fatura para o número 27350 – é necessário cadastro prévio enviando o número da instalação e o código para o mesmo número), e aplicativo para smartphone CPFL e Você.
Segurança
Durante as tempestades com descargas atmosféricas (raios), é importante que os consumidores tomem alguns cuidados para sua a segurança e para evitar danos aos seus eletrodomésticos e equipamentos em suas unidades consumidoras:
– Não se aproxime e não toque nos cabos elétricos que podem ser rompidos pela queda de árvores e objetos, e avise imediatamente a RGE.
– Evite tocar os aparelhos eletrodomésticos e retire os aparelhos eletrônicos das tomadas.
– Afaste-se de janelas e portas metálicas.
– Evite os banhos nos momentos de tempestades.
– Nunca se abrigue debaixo de árvores. Sempre procure uma casa de alvenaria ou o interior de um veículo.
– Em zonas rurais, não toque e se aproxime de cercas.
Foto: Jorge Bronzato Jr./Arquivo SERRANOSSA