Mauro Celso Zanus assume chefia-geral

O pesquisador Mauro Celso Zanus assumiu a chefia-geral da Embrapa Uva e Vinho na manhã desta sexta-feira, dia 4 de abril. A solenidade de transmissão de cargo contou com a presença de autoridades e representantes das cadeias produtivas da uva, vinho e fruteiras de clima temperado. A cerimônia foi realizada no auditório da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves.

Zanus recebeu oficialmente a chefia do também pesquisador Lucas da Ressurreição Garrido, de quem foi chefe de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Antes de ser escolhido pela presidência, o pesquisador passou por um rigoroso sistema de seleção, constituído de várias etapas, entre elas análise de currículo, apresentação de proposta de trabalho, defesa pública e entrevista com a Diretoria- executiva, em Brasília. O mandato é de três anos, podendo ser prorrogado por mais três pela presidência da Embrapa.

Zanus tem 49 anos e é natural de Garibaldi. Formou-se em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1987, onde também obteve seu título de mestrado em Fitotecnia, em 1991. Há 24 anos é pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, onde atua em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, contribuindo para a busca de soluções tecnológicas para a cadeia produtiva da vitivinicultura e, mais recentemente, para o setor da maçã, especialmente nas áreas de análise sensorial, melhoramento genético, tecnologia para elaboração de sucos, vinhos e espumantes, zoneamento vitícola e criação de novos produtos e processos. Desde 1989 coordena o laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, desenvolvendo e participando em projetos nas áreas de Sistemas de Produção de Uvas para processamento, Tecnologia e Elaboração de Vinhos e Derivados (incluindo valor funcional de vinhos), controle de qualidade e caracterização de vinhos das novas regiões e nos trabalhos de Indicações Geográficas.

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.