Médicos podem retomar greve nesta semana

Os médicos contratados pela Fundação Araucária que atendem na saúde pública em Bento Gonçalves podem retomar a greve nesta semana. A paralisação foi suspensa no dia 24 de janeiro, após a integralização do pagamento do salário de dezembro, mas o estado de greve é mantido, frente aos recorrentes atrasos desde julho de 2015.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos de Caxias do Sul, Marlonei Silveira dos Santos, não há sinalização da fundação, nem da prefeitura, de que os ordenados devem ser pagos em dia. Há médicos com a data de vencimento mensal para o quinto dia útil e outros para o dia 10. “Vamos dar um prazo para que todos os salários sejam pagos integralmente até o dia 10. Caso contrário, retomaremos a greve no dia 11, próxima quinta-feira”, promete. 

A secretaria municipal de Finanças garante que está trabalhando para que as folhas sejam quitadas nas referidas datas. Sua justificativa é o atraso dos repasses de origem estadual e federal. 

Marlonei informa ainda que a prefeitura e a Fundação Araucária já foram acionadas judicialmente sobre os atrasos nos pagamentos e que uma audiência está marcada para o dia 20 de abril. 

Relembre o caso

Os cerca de 90 médicos contratados pela Fundação Araucária em Bento Gonçalves reivindicam a pontualidade dos pagamentos de seus salários há mais de dois meses. Houve parcelamento em julho, agosto, outubro, novembro e dezembro do ano passado. Após alguns dias sem trabalhar em novembro, os profissionais cruzaram os braços por quase um mês, de dezembro a janeiro. Os serviços só foram retomados após a quitação da folha do mês anterior, no dia 22 do último mês.

(Foto: Carina Furlanetto/Arquivo SERRANOSSA)